Roteiro pela Croácia

Estive recentemente na Croácia, país que amei demais e me apaixonei diversas vezes! Vou compartilhar com vocês o nosso roteiro com dicas de passeios e hospedagens. É um resumão, depois posso fazer post mais completos com fotos e tal, por enquanto vai esse para matar a curiosidade e ajudar a galera que tá montando o roteiro já para este verão =)
Dia 1) Chegada a Zadar (vôo Ryanair Bruxelas-Charleroi €70). Alugamos um carro com a Oryx (120€ , 3 dias com seguro e devolução). Hotel: Villa Lipa (ótimo!). Passeios: Sea organ, uma escada que faz melodias com as ondas do mar, incrível! Demos uma voltinha pela cidade.
Dia 2) Saímos cedo de Zadar e fomos para o Parque Plitvice(110 kunas). Fizemos a trilha H que passa pelo parque inteiro, demoramos cerca de 6 horas com muitas paradas para fotos! Passeio imperdível, o parque é lindo demais! P.s Não pode mergulhar, só olhar. Hospedagem: House Sapina (ótimo!).
Dia 3) Saímos cedo em direção ao Parque Krka (110 kunas). Nos perdemos bonito com o GPS, entramos numas cidades abandonadas, ruas de terra, isso tudo com a gasolina no vermelho, foi tenso! Mas achamos e nos encantamos por este parque que na minha opinião é mais legal que o Plitvice principalmente pq dá para mergulhar! Mas em termos de fotos, o Plit rende fotos mais legais rsrs Nós entramos pela parte central do parque, na “Roski Slap” mas não recomendo conhecer essa parte, só se tiver com tempo sobrando, a parte mais bonita é pela entrada por Lozovac.
A dica é passar pela cidade de Skradin, almoçar ou jantar por lá, tem vários restaurantes na beira do lago e é uma cidade super gracinha! No final do dia fomos para Split. A cidade é uma graça!! Me apaixonei pelo centro histórico e pelo Palácio de Diocleciano. Quando chegamos estava tocando música ao vivo no palácio, e todos cantando juntos, a iluminação, que lugar encantador, me emocionei de verdade! Hospedagem : Apartments Solic.
Dia 4) Devolvemos o carro e pegamos o Ferry  Jadrolinija (http://www.jadrolinija.hr/) ( 55 kunas) das 15 hrs, a viagem para Hvar é curta, cerca de 1 hora e meia. Chegamos em Hvar, deixamos a mala e já fomos conhecer as praias e cidade, me apaixonei novamente, que energia tem essa ilha! Lindíssima as praias, a arquitetura da cidade, os barquinhos,… Hospedagem: Apartments Viskovic (afastado da cidade mas bom custoxbenefício).
Dia 5) Hvar. Fizemos um tour irado passando pela green cave (normalzona), blue cave (incrível!!! Estava fechado o acesso com barco mas conseguimos entrar nadando, foi uma aventura pq o mar estava super batido e eu fui a primeira a pular na água sem salva-vidas, enfim, loucuras de Bianca). Também conhecemos a ilha Vis que é linda e uma outra praia lá. Esse passeio custa 500 kunas geralmente, o legal é que reencontrei por acaso um grupo de brasileiros que foi comigo pro Marrocos então fechamos um barco só para gente, foi uma delícia! Já em Hvar, lá tem noitada todo dia, tem vários bares no centro, um do lado do outro e todos de graça então dá para fazer um tour.
Esse passeio de barco, muitos ficam te dizendo que não dá para fazer pq a maré está alta e no fim conseguimos fazer, então não acredite na primeira pessoa que disser que não está tendo passeio e tentando te empurrar outro.
Dia 6) Hvar. Fomos para o beach club Carpe Diem, lá é conhecido pelas nights, é o lugar mais top da ilha, eu não fui, mas meus amigos foram, tava meio fraco em junho, acho que bomba mesmo em julho/ agosto. Como beach club, a mesma coisa, só tem dj em alta temporada, é lindo, mas para ficar lá tem que pagar 70 kunas na cadeira… Tirei umas fotos e depois fiquei nas pedras mesmo rsrs. Outro lugar bem top da ilha é o Hula-Hula beach club, vimos o pôr-do-sol por lá, bem lindo e galera animada!

Outro passeio que não fizemos pq era um pouco caro foi para ilha Bol, mas acho que vale a pena, muitos dizem ser a mais bonita da região e pelas fotos parece mesmo!

Dia 7) Hvar.  Alugamos um carro conversível (500 kunas) e demos uma volta na ilha conhecendo as praias (Stiniva, Milna, Dubovika…) e cidades (Jelsea, Stari Grad..). O tempo não ajudou muito mas foi um passeio gostoso, super recomendo, imperdível na ilha! Uma dica de almoço é o restaurante Dalmatino, é o melhor da ilha e o atendimento é incrível!
Dia 8)Aproveitamos para curtir a praia Pokonji Dol, fica a 20 minutinhos do centro e é belíssima super vale conhecer, fica maiz vazia que as do centro e tem uma boa infraestrutura. De noite pegamos o Ferry Krilo de 20 hrs para Split.  (o nosso destino final era Dubro, mas só tem ferry direto para lá as terças e quintas com a Krilo (www.krilo.hr)). Hospedagem (muito boa!): Hostel Peruzovic.
Dia 9) Pegamos o Busu das 8 (compramos no dia anterior na rodoviária, foi cerca de 100 kunas) em direção à Dubrovnik. A viagem dura cerca de 4 horas. A estrada é pela costa e é lindíssima, um passeio na verdade! Uma detalhe legal é que Dubro fica “ilhado” pela Bósnia, então por terra só se chega lá cruzando cerca de 20 km da Bósnia. Chegamos meio-dia almoçamos no restaurante taj-Mahal e fomos conhecer as muralhas da old-town (100 kunas). É um passeio que dura cerca de 2 horas e é lindo! Uma parte das gravações de “Games of Thrones” foi feita lá e é legal ir reconhecendo os lugares 🙂 Hospedagem: Guesthouse Miletic ( era um quarto numa casa, a dona era um doce e nos deu tortas e panquecas, mas tira muito a privacidade, é muito comum esse esquema de hospedagem em Dubro, é bom ficar atento na hora da reserva para não tomar um susto como nós, que esperávamos um apartamento hehe)
Dia 10) Dubrovnik. Pegamos um passeio (day-trip) para Bósnia com a Perla Adriática (390 kunas) que para esse passeio eu recomendo. Conhecemos Merjugore, onde Nossa Senhora fez uma aparição e é um importante centro de peregrinação na Bósnia, depois fomos a Mostar onde tinha uma guia local que explicou tudo, eu achei incrível!!!! Muita história e cultura! Dica de night é o club Revelin, super top!
Dia 11) Dubrovnik. Nesse dia fizemos uma day-trip para as Ilhas Mljet. Foi a maior furada do nosso roteiro, o passeio mais caro (550 kunas) e não valeu. Veja bem, a ilha é lindíssima mas não muito diferente do que já havíamos visto e passamos quase 2 horas para chegar e voltar de lá :/ Sem contar que descobrimos que todo o resto do grupo pagou o mesmo preço com a refeição incluída e para nós nem água – -‘
Dia 12) Dubrovnik. Mais uma day-trip! Nesse dia fomos conhecer Montenegro (350 kunas). Fomos a Kotor, à beira dos fiordes montenegrinos. É uma cidade murada linda, lá tivemos uma guia que nos explicou a história da cidade, bem legal! O problema é que não tivemos tempo de subir as muralhas que tem uma vista belíssima pros fiordes :/, ou seja perdemos o auge da viagem… o passeio também passa por Budva uma cidade litorânea super top por lá, mas o tempo estava tão feio, acabou que não aproveitamos muito o dia.. Mas acho que vale o passeio, mas não de excursão, eu alugaria um carro. Na volta a Dubro fizemos o passeio de teleférico (100 kunas), simplesmente imperdível! Detalhe que na Croácia estava um lindo dia de sol e em Montenegro chuvisco, vai entender. Eu fiquei lá no topo aguardando o pôr-do-sol que foi lindo, vale a pena subir no fim do dia, para pegar o dia claro, o sol se pondo e depois a cidade iluminada. 🙂
 
Dia 13) Nosso último dia! Deixamos para fazer o passeio que eu mais gostei em Dubro: Kayak! Uma dica importante é ver a parada, a maioria não para na ilha de Lokrum que é imperdível, então verifiquem isso antes de reservar! Foi muito bom pois fomos só nós três e o guia, e como fui no kayak do guia ele foi me contando várias coisas sobre história, política, clima, filmagens do GOT… O passeio dura quase 4 horas e são 6.5 km de remada, mas o guia vai parando e contando as histórias então não sentimos tanto! A parada na ilha é sensacional, quem não gosta/quer remar tem opção de ir de barco até ela. Lá tem belas praias, e uma lagoa chamada de Dead Sea que tem uma caverna e uma cor linda, babamos! Além disso a ilha é cheia de pavões e muito verde, linda! Além disso a vista de Dubro do mar é incrível! O passeio sai de uma praiazinha escondida que é uma graça, se chama Sveti Jakov, vale a pena procurar por ela se tiverem com vontade de relaxar e pegar um bronze. Almoçamos na Pizzaria tabasco (ao lado do teleférico, muito boa!) e pegamos o transfer para o aeroporto e viajamos de Vueling para Barcelona!
Foram esses nossos dias na Croácia, parece que foi outro dia que estava planejando e já estou com saudades, pode isso?  Qualquer dúvida e/ou comentário só falar viu?
Dica: Compramos um chip para celular na Croácia no nosso primeiro dia, pagamos 50 kunas com 3 gb de internet e ligação ilimitada, ajudou muiiiito!
Galera as fotos todas da viagem estão no meu instagram (roda_mundo) e na página do face, Roda Mundo.
Poljupci,
Bia
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s