Carteira de Motorista Australiana | Passo a Passo | Dicas | Valores

Oi gente, vira e volta eu vejo que surge na comunidade de brasileiros duvidas de como tirar a carteira de motorista australiana. Eu escrevi esse post com ajuda do Pedro Augusto  para ajudar a galera com as informações e dicas mais importantes.

Edit. Eu recentemente fui aprovada para minha carteira australiana! O processo todo durou 1,5 mes e gastei cerca de $400. Gastei um pouco mais pois paguei uma aula de 90 minutos ($80) e reprovei a primeira prova (extra $60).

Destaco que as informações abaixo podem não ser aplicáveis ao seu caso, e também não tem exatamente todos os requisitos e legislação. ESTE POST É APENAS UM ESCLARECIMENTO E DEVE SERVIR APENAS COMO REFERÊNCIA.

Lembrando que as dicas servem para o estado de QLD.

RESUMO

Valores carteira de motorista australiana:

$25.30 pra fazer a prova teórica

$59.20 para agendar a prova prática (após aprovação no teórico)

$$80.70-$180.70 Open License (caso sua cnh esteja valida). Os precos dependem de quantos anos voce quer sua licenca (1-5 anos)

$175.80 – Learner license –( cnh vencida/sem cnh).

Passo a Passo 

1)Providenciar tradução da sua cnh.

Eu usei a minha PID (permissão internacional para dirigir, que você faz no Brasil). Outra opção e traduzir com um tradutor da NAATI.

2) Fazer a prova teorica

Para estudar para prova teorica acesse:

http://www.tmr.qld.gov.au -> Licensing. Clica em “Your keys to driving in Queensland” e terá acesso ao material na versão online (ou vá a algum departamento de trânsito pra comprar a versão impressa por $13 ). Nessa página vc tbm terá acesso aos simulados, clicando em “online practice test”.

Quando você já estiver estudado bastante você pode ir no departamento de transito e fazer a prova la. Na prova oficial vc só pode errar 2 questões: 1 de give way e 1 de assuntos gerais ou 2 de assuntos gerais.

Você também tem a opção de fazer a prova on-line, vá ao departamento de transportes e eles te darão um código para acessar o site do Prep-L. Nesse site, antes de fazer a prova você tem que fazer varias aulas (foram umas 8 horas pelo menos) e depois eles liberam a prova, se você não acertar 28 de primeira, você pode repetir depois de 24 horas.

Quando eu fui ao departamento de transportes já deixei pago a prova teórica e pratica.

3) Após aprovação no teórico vc poderá agendar a prova prática. Ligue no departamento de transporte e agente no departamento de transito da sua conveniência (geralmente só tem disponibilidade com 3 semanas).

Uma dica! Quando voce liga para marcar a prova, voce so consegue datas para 3 semanas, mas depois de marcar a prova pelo telefone, voce consegue re-agendar sua prova online. Pelo site eu consegui re-agendar minha segunda prova para 4 dias depois 🙂

4) Se preparar (internet/aulas).

Eu decidi fazer aulas praticas para pegar os macetes da prova. Paguei $80 por 90 minutos de aula e achei que valeu MUITO a pena. Eu dirijo ha 15 anos e tinha muitos vicios ruins, a aula me ajudou a identificar e corrigir meus erros.

5) Vá pra prova prática com seus documentos: CNH e passaporte.


Outras Duvidas

Minha carta tá VENCIDA, tem como?

Vc precisa de uma licença válida para dirigir, certo?! Neste caso, o que muda no processo é que vc tem que aplicar pra carta de Learner, que custa cerca de $175, pra poder fazer a prova prática. Neste período vc só pode dirigir com alguém com mais de 1 ano de Open Licence/carta permanente.

MESMO ASSIM, APÓS A APROVAÇÃO NA PRÁTICA, VOCÊ VAI DIRETO PRA Open Licence.

Minha cnh era PROVISÓRIA e daí?

No seu caso o departamento vai julgar há quanto tempo você tinha a carta e dizer se vc vai pra P ou direto pra Open. Isso vai depender bastante da sua idade, se vc tem mais ou menos do que 25 anos.

Minha PRIMEIRA HABILITAÇÃO vai ser na Austrália, me ajuda?

Processo um pouco mais longo, vc faz o teste teórico, paga a licença de Learner e só depois de 1 ano (365 dias) com ela, você poderá fazer a prova prática e pegar a licença P.

Se tiver menos do que 25 anos precisará ter o logbook preenchido com 100 horas supervisionadas por alguém com mais de um ano de Open Licence (10 horas de noite). Caso tenha mais do que 25 anos, não é obrigatório o logbook.

E se eu REPROVAR? O que acontece?

Pense positivo! mas considere que se reprovar na prova TEÓRICA, você pode fazer de novo no próximo dia útil.

Se reprovar na Prova PRÁTICA:

1 vez: pode fazer no próximo dia útil.

2 vezes: tem que aguardar 8 dias.

3 vezes em diante: tem que aguardar 29 dias.

Neste caso (reprovação na prática) vc não poderá mais dirigir com a carteira brasileira até que seja aprovado.

Como é a PREPARAÇÃO  para a PROVA PRÁTICA?

Se não tiver tempo para pesquisar materiais e vídeos educativos, ou tiver dificuldades, há auto escolas e/ou instrutores independentes que oferecem o serviço de preparação para a prova! Eles também podem alugar o carro, se vc não tiver um/em boas condições para você fazer a prova.

Diferente do brasil não há obrigatoriedade de usar auto-escola para obtenção da driver License.

Você faz tudo por conta própria e usando seu carro, da amiga, namorado, tio, chefe, alugado*. Em qualquer dos casos, o proprietário precisará autorizar o examinador a utilizar o carro, em caso de emergência. *outras restrições se aplicam

E igual a tirar no brasil?

O básico sim, percurso na cidade, exercícios. Difere que são mais detalhes, número possível de erros e coisas que não reprovam no Brasil te reprovam aqui e vice-versa.

Ultima dica, mas não menos importante

NÃO DEIXE PRA ÚLTIMA HORA, tudo tende a ficar mais caro e complicado. Não espere a última semana antes do vencimento de sua carta para começar o processo.


 

Gente, o post esta bem completo!!!Espero que ajude a galera que esta pensando em tirar a carteira por aqui!  Obrigada ao Pedro pelo post, tenho certeza que ajudara muita gente!

Cheers,

Bianca

5 comentários

Deixe um comentário