O Peru além de Machu Pichu | Dicas para um roteiro diferente e cheio de emoção

Gente, convidei minha amiga Manuella para compartilhar o roteiro dela pelo Peru com a gente, está super completo, com dicas incríveis, espero que vocês gostem tanto quanto eu ❤

Conhecer o Peru já estava nos meus planos há algum tempo, mas eu sempre acabava adiando em função de uma outra viagem mais tentadora (não é nada fácil ser amiga de blogueira e outros viciados em viagens…rsrsrs).

Esse ano eu finalmente decidi realizar mais esse sonho e até momentos antes da viagem o que mais escutei foi:

– Você vai para o Peru conhecer Machu Picchu, né?

– Mas você vai passar doze dias no Peru? O que tem para ver lá? Vai ficar esse tempo em Machu Picchu?

Fig 1 Post

Gente, basta dar uma pesquisada super rápida para ver que o Peru é muito mais que Machu Picchu. O país tem uma diversidade gigante, com paisagens diferentes e extremamente bonitas. E digo mais, doze dias foram pouco, pois ainda faltaram uns dois lugares que gostaria muito de conhecer.

Para aqueles que me conhecem sabem que sou a louca do Excel (hahahaha), faço planilha para tudo nessa vida e com minhas viagens não poderia ser diferente. Elaboro meus roteiros após muita pesquisa na internet (blogs e sites). Então, nada mais justo do que colaborar com a viagem de outras pessoas também. Em linhas gerais, meu roteiro ficou assim:

Dia 01 Rio de Janeiro – Cusco/ Passeio pela Praça das Armas Dia 07 Ilha Balestas/Huacachina
Dia 02 Vale Sagrado/Ida para Águas Calientes Dia 08 Lima-Huaraz/Lagoa Parón
Dia 03 Machu Picchu Dia 09 Laguna Chinancocha
Dia 04 Maras, Moray e City Tour Dia 10 Laguna 69
Dia 05 Rainbow Mountain Dia 11 Huaraz-Lima
Dia 06 Cusco – Lima Dia 12 Passeio pelo Centro de Lima / Lima-Rio de Janeiro

E para que vocês possam provar um pouquinho do que vivi, vou detalhar o meu roteiro dia a dia.

Dicas gerais

Antes de partir para o dia a dia, vou dar umas dicas gerais bem valiosas.

  1. Fique atento a época de chuvas (que normalmente vai de novembro a março).
  2. Se você desejar subir a Huaynapicchu ou a Machu Picchu (montanhas existentes no interior do Parque) sugiro que você compre seus ingressos com o máximo de antecedência, porque as vagas são bem limitadas e acabam rapidinho (comprei meus tickets em junho, só viajei em setembro, mas as vagas já estavam acabando, então corre).
  3. Compre seus tickets pelo site oficial do governo (http://www.machupicchu.gob.pe/). Como esse site não é nada explicativo você pode usar algum blog para te ajudar, eu usei esse (http://vidasemparedes.com.br/como-comprar-o-ingresso-de-machu-picchu-site-internet/).
  4. Deixe para reservar os passeios nas agências locais ou no seu hotel. A única coisa que deve ser comprada antes é a entrada em Machu Picchu. A diferença de preços é gritante…para vocês terem uma ideia, eu recebi uma cotação da Rainbow por 150 dólares de uma agência que achei na internet, enquanto nosso hotel cobrou 135 soles pelo mesmo passeio (considerando uma cotação de 3,40 reais para o dólar, dá quase 375 reais de economia).
  5. Reserve seus hotéis pelo booking  e depois entre em contato para fechar o transfer do aeroporto (o que facilita sua vida), solicitar o folder dos passeios e verificar os preços praticados pelas agências locais.
  6. Não faça muito esforço na chegada em Cusco. A influência da altitude é muito relativa e vai depender de cada corpo, então, na dúvida, descanse e tome um chazinho de coca.

 

Dia 01: Rio de Janeiro – Cusco

Chegamos em Cusco a tarde, almoçamos, reservamos o passeio do Vale Sagrado, arrumamos nossa mochilinha com a roupa que usaríamos em Machu Picchu e fomos dar uma voltinha pelo Centrinho. Também aproveitamos para comprar o Boleto Turístico (ele custa 135 soles, vale por dez dias e dá acesso a quase todas as atrações que existem em Cusco).

Dia 02: Vale Sagrado/Ida para Águas Calientes

O Vale Sagrado compreende os povoados de Pisaq, Calca, Yucay, Urubamba, Ollantaytambo e Chinchero. Possui paisagens andinas maravilhosas, onde seus habitantes nativos com a etnia quéchua ainda conservam muitos costumes e rituais ancestrais.

peru+viagem+roteiro+dicas41

É uma área onde se pode apreciar o grande desenvolvimento tecnológico que alcançaram os incas na agricultura através dos sistemas de escadas sobre as montanhas que utilizavam para o plantio, criando diversos microclimas locais.

peru+viagem+roteiro+dicas35

Assim que começamos o passeio nós avisamos ao guia que iríamos parar em Ollantaytambo onde pegaríamos o trem para Águas Calientes. Ficamos no parque de Ollanta até as 17:30, seguimos para a estação, tomamos um café e pegamos o trem das 19:04 para Machu Picchu.

peru+viagem+roteiro+dicas23

Fomos de Expedition na Peru Rail (também compramos o trem com antecedência e por sorte pegamos uma promoção com 50% de desconto). Chegamos por volta das 21h e já fomos direto comprar o ônibus para Machu Picchu, o guichê fica bem próximo da estação do trem.

Seguimos para o hotel e o recepcionista passou todas as informações, inclusive, nos deu a ótima notícia que precisaríamos estar na fila do ônibus no máximo as 4:30, já que nosso bilhete para o parque era para o primeiro turno (válido entre 6:00 e 12:00).

Desde julho de 2017 a entrada em Machu Picchu passou a ser feita por turno. Cada um deles pode ter até 2500 visitantes. Acho mais interessante pegar o primeiro turno para aproveitar o local mais vazio e ainda ver o nascer do sol.

Dia 03: Machu Picchu

As 4:20 chegamos na fila e como o recepcionista nos falou, ela já estava enorme. Mesmo o primeiro ônibus saindo apenas às 5:30, todo mundo vai para fila bem cedinho para aproveitar a cidade perdida mais vazia.

Na fila mesmo nós contratamos um guia que cobrou uns 30 soles por pessoa (éramos 5). Super valeu a pena contratá-lo porque ele nos explicou toda a história e ainda nos mostrou vários pontos legais para fotos.

peru+viagem+roteiro+dicas37

Dentre as trilhas disponíveis, escolhemos subir a Huaynapicchu para ver a cidade de Machu Picchu de cima. São 2700m acima do nível do mar e 2km de caminhada, levemente dificultada pela altitude, mas tranquila de se fazer. Existem duas possibilidades de horários para iniciar a trilha (7:00 – 8:00 e 10:00 – 11:00) e você tem 2h30 para subir e descer. Nós escolhemos fazer a partir das 10 e achei uma boa opção, pois aproveitamos as quatro horas iniciais para conhecermos bem cidade.

peru+viagem+roteiro+dicas16peru+viagem+roteiro+dicas27peru+viagem+roteiro+dicas38

Descemos da trilha e seguimos para a fila do ônibus por volta de 13h, mas antes fomos carimbar o nosso passaporte. O carimbo fica disponível na saída do parque, em uma mesinha de madeira.

Passamos no hotel, pegamos a nossa mochila, almoçamos e fomos para a estação. Pegamos o trem das 15h20 para Poroy (estação mais próxima de Cusco). A viagem durou cerca de 4h. Como Poroy fica a uns 12km de Cusco, já deixamos o transfer previamente agendado no nosso hotel.

Dia 04: Maras, Moray e City Tour em Cusco

Moray é um sítio arqueológico que ratifica todo o potencial inca para o plantio de alimentos. Eles aproveitaram a depressão natural de uma montanha para construir terraças e fazer experimentos alimentícios, especialmente com batatas. A ideia era que cada terraça tivesse um microclima diferente.

peru+viagem+roteiro+dicas42

As Salinas de Mara são compostas por mais de três mil salinas e têm mais de dois milênios de existência. Mesmo depois de tantos anos, o local continua sendo fonte de renda de muitas famílias que vivem na região e retiram o sal para venda, utilizando técnicas antigas. Esta é a única entrada que não está inclusa no boleto turístico e custa 10 soles.

peru+viagem+roteiro+dicas2

 

Na parte da tarde seguimos para o City Tour onde visitamos os locais históricos mais próximas a Cusco. Conhecemos a Fortaleza de Saqsayhuaman, Q’enco, Pucapucara e Tambomachay.

Dia 05: Rainbow Mountain

E a cereja do bolo ficou para o último dia. Acho que minhas expectativas para a Rainbow eram maiores que para Machu Picchu, a final de contas, não é todo dia que você vê uma montanha colorida. De acordo com minhas pesquisas na internet, só existem mais duas montanhas assim no mundo, localizadas na China e nos Estados Unidos.

As montanhas do Peru são depósitos sedimentares de arenito e suas diferentes cores são decorrentes do intemperismo de seus minerais causado tanto por processos físicos quanto pelo degelo decorrente do aquecimento global.

peru+viagem+roteiro+dicas7

Saímos do hotel às 4h da manhã e paramos no meio do caminho para tomar café. O trajeto tem diversas paisagens encantadoras e vale a pena ir na frente da van e ficar bem acordado.

peru+viagem+roteiro+dicas5

Iniciamos a trilha por volta das 9h, já a 4000m de altitude. Ao todo foram 12 km de pura superação. Como já falei antes, cada organismo reage de uma forma a altitude, as meninas (Jayne e Cinthia) passaram muito mal na subida (dores de cabeça e ânsia de vômito). Jéssica ligava um foguete nas pernas e subia rapidinho. Eu e Marcelo não passamos mal, mas subíamos muito devagar.

Existem uns moradores locais que ficam com cavalos para que você possa realizar boa parte da subida a um preço inicial de 70 soles. Eu coloquei na cabeça que ia conseguir subir sozinha e não peguei o cavalinho no começo. Confesso que foi uma péssima escolha, demorei demais para subir e acabei fazendo muito esforço…quando finalmente peguei o cavalo o preço já estava em 25 soles.

O trecho mais íngreme só pode ser feito a pé e é o mais tenso, pois você finalmente chega aos 5200m de altitude. Fiquei com muita dor de cabeça, fazia muito frio e ventava loucamente, mas estávamos tão perto do topo que fomos nos encorajando para que todos chegassem ao fim. Criamos o nosso próprio lema: Desistir não é opção e conseguimos chegar lá.

peru+viagem+roteiro+dicas17peru+viagem+roteiro+dicas30

Como falei antes, cada um reage de uma forma e a descompressão para mim e para Jéssica foi bem sofrido. A volta foi terrível, achei que fosse desmaiar várias vezes. Jéssica também passou muito mal. Marcelo foi me ajudando durante toda a descida. Jayne e Cinthia ligaram o turbo e desceram de boa.

Dia 06: Cusco – Lima

Pegamos um vôo às 8:40 e chegamos em Lima às 10h. Depois de dias tão intensos, estávamos bem cansadas, então só demos uma voltinha em Miraflores (bairro onde nos hospedamos). Aproveitamos para fechar o passeio do dia seguinte e tentamos descansar um pouco.

Ficamos hospedadas no B&B Tradiciones, um hotel bem familiar administrado pelo Sr Angelo e seus filhos. Eles organizaram todo o nosso passeio do dia seguinte por 100 dólares (o mais barato que eu havia achado na internet girava em torno de 260 dólares).

Dia 07: Ilhas Balestas e Huacachina

Saímos do hotel às 2:45 e seguimos para a garagem da Cruz del Sur onde pegamos o ônibus das 3:30 para as Ilhas Balestas. Chegamos lá por volta das 7:30 e as 8:00 iniciamos o nosso passeio de barco.

O tempo estava bem nublado e o mar agitado, mas vimos diversos pássaros e focas. Um outro ponto famoso desse passeio é o Candelabro. Até hoje não se sabe o propósito pelo qual este foi feito, mas estima-se que tinha a finalidade de ajudar aos navegantes.

peru+viagem+roteiro+dicas8peru+viagem+roteiro+dicas9

Quando o passeio acabou, um guia previamente reservado pelo Sr Angelo já estava a nossa espera e nos levou até o ponto do ônibus para Huacachina. Chegando na rodoviária pegamos um táxi e fomos para o hotel Huacachinero onde pudemos almoçar e desfrutar da piscina até a hora do nosso passeio. Escolhemos o horário das 16h para que pudéssemos ver o por do sol.

peru+viagem+roteiro+dicas10

O passeio foi com emoção, o motorista do buggy era muito doido, as dunas quase verticais, ele acelerava muitoooo. Jayne deve me xingar até hoje porque ela estava morrendo de medo e eu só fazia rir.

E como desistir não é opção, aproveitamos nossas injeções de coragem e fizemos sandboard. E dale Brasil (hahahaha…o motorista toda hora falava isso porque estávamos sendo desafiadas por um pessoal do Canadá).

peru+viagem+roteiro+dicas12

Após o passeio tomamos um banho super rápido no hotel e seguimos para a rodoviária. Foram 6 horas até Lima. O dia foi frenético e bem cansativo, mas valeu muito a pena. Provavelmente é mais barato você fazer todos os trajetos por conta própria, mas eu achei válido ter reservado tudo com o Sr Angelo porque sempre tinha um guia nos esperando e poder descansar no hotel também foi uma boa.

Dia 08: Lima-Huaraz e Lagoa Parón

Para variar um pouquinho acordamos bem cedo e pegamos um vôo para Huaraz. Existe a opção de fazer este trajeto de ônibus (são 400km e 8h de viagem). Os vôos saem apenas as terças e sábados, duram cerca de 50min, levam 30 passageiros, custam aproximadamente 115 dólares o trecho e são operados pela LC Peru.

Chegamos no aeroporto às 8:30 e o guia da Golden Expedition já estava nos esperando para seguirmos para a Laguna Parón. Aqui o ritmo é frenético e como só íamos passar três dias nessa cidade tentamos aproveitar ao máximo.

O trajeto de van até a laguna é bem longo, são mais de três horas de carro com direito a uma estradinha de terra bem estreita e repleta de curvas (mais uma vez fui xingada mentalmente pelas meninas que não aguentavam mais ficar no carro…kkkkkkkkkk, quem mandou não ler o roteiro?).

Essa laguna é simplesmente incrível. As meninas estavam passando meio mal com a altitude e ficaram pela base mesmo. Eu decidi fazer a trilha e ir até o mirante (dá uns 40 minutos de caminhada) e vale muito a pena.

peru+viagem+roteiro+dicas26

peru+viagem+roteiro+dicas15

Dia 09: Laguna Chinancocha

Aproveitamos este dia para fazer um passeio mais tranquilo, sem trilhas e feito de van. Inicialmente fomos no setor Llaganuco conhecer a Laguna Chinancocha. Pegamos um barquinho e fomos até a outra margem do lago, onde tiramos algumas fotinhas. Almoçamos em um povoado local e na parte da tarde seguimos para o campo Santo de Yungay (cidade completamente soterrada após uma avalanche em 1970). Essa última parada é interessante pela história, mas um pouco triste (não tenho fotos do local).

peru+viagem+roteiro+dicas32

Dia 10: Laguna 69

Quando as meninas acabaram de fazer a Rainbow, falaram que não iriam mais fazer a Laguna. Embora a altitude fosse um pouco menor (4600m), a distância era maior (14km), mas eu coloquei na cabeça que queria fazer, afinal desistir nunca havia sido opção! E foi assim que acabei convencendo todo mundo a ir junto.

Saímos bem cedo do hotel e mais uma vez paramos no meio do caminho para tomarmos café. A trilha começa com um trecho plano, cheio de vaquinhas pelo caminho, mas a primeira subida não demora muito para aparecer.

peru+viagem+roteiro+dicas22

E lá fomos nós, cada uma no seu ritmo. Jéssica voando na frente. Jayne e Cinthia passando mal e eu lesada, andando devagar e sempre. Fiz amizade com uma peruana muito gente boa que andava no meu ritmo e fomos nos apoiando e encorajando a cada trecho. O meu guia era muito chato e ficava falando que nós não iríamos conseguir porque éramos muito lentas (pensa na raiva que fiquei desse homem…o bom foi que isso me deu estímulo para mostrar que eu era capaz). Como essa trilha é bem estreita, não existem cavalinhos 😦

E você acha que o sofrimento parou por aí? Além do meu guia super legal (#sqn), ainda choveu granizo umas quatro vezes, estava ventando e fazendo muito frio. Mas aos trancos e barrancos todas nós conseguimos chegar! Quase chorei de emoção, mas estava tão frio que acho que se eu chorasse minha lágrima ia congelar no meu rosto. Minha luva era de lã simples e não esquentava o suficiente…meus dedinhos ficaram duros, fiquei até com medo deles congelarem.

peru+viagem+roteiro+dicas20peru+viagem+roteiro+dicas24

E a volta? Ah, a descompressão 😦

Passei mal novamente…menos que na Rainbow, mas tive muita ânsia de võmito. Depois que coloquei tudo para fora, melhorei e passei a andar bem rapidinho. Consegui chegar na van às 15h30.

Como fomos em uma excursão (pagando 40 soles por pessoa), as regras são que você tem até 13h para chegar no topo e até 15h para estar de volta na van. Se você quer mais liberdade, talvez valha a pena contratar um tour privado (vi agências fazendo por 65 dólares por pessoa, cerca de 215 soles, considerando um grupo de 4).

Dia 11: Huaraz-Lima

Acordamos cedo e nos dirigimos ao aeroporto, pois nosso vôo era às 9h10. Chegando no aeroporto, achamos estranho porque não havia mais ninguém, foi aí que descobrimos que o voo havia sido cancelado.

Fomos informadas por e-mail na noite do dia anterior, mas a internet do hotel estava ruim e não conseguimos ver a tempo. Era uma terça-feira e a sugestão do funcionário da LC Peru era de que esperássemos o próximo vôo que sairia no sábado (Oiiii? Como que iríamos esperar tanto tempo se nosso vôo de volta para o Brasil sairia de Lima na quarta-feira?).

O taxista sugeriu que fossemos até a rodoviária ver quando sairia o próximo ônibus. E assim fizemos, pagamos 35 soles e pegamos o ônibus das 11h. Chegamos no hotel por volta das 21h e perdemos o dia inteiro dentro do ônibus.

Dia 12: Lima/ Retorno para o Rio de Janeiro

Acordamos cedo e fomos passear pelo centro histórico de Lima. Vimos a troca dos guardas e passeamos por um mercadinho de souvenires. Voltamos para Miraflores e almoçamos no Punto Azul (um restaurante de frutos do mar maravilhoso). Voltamos para o hotel, fechamos a mala e seguimos para o aeroporto de volta para o Brasil.


 

Gostos gerais

  • Passeios
Data Atividade Preço (Soles) Preço (Dólar) Preço (reais)
02/set Boleto turistico em Cusco 135,00  –  R$      138,40
03/set Vale Sagrado 35,00  –  R$         35,88
04/set Machu Picchu 208,06  –  R$      213,30
05/set Maras e Moray 65,00  –  R$         66,64
06/set Rainbow Mountain 130,00  –  R$      133,28
07/set Catedral de Lima 30,00  –  R$         30,76
Circuito das Águas 4,00  –  R$           4,10
08/set Ilhas Ballestas e oásis de Huacachina  $          100,00  R$      347,00
09/set Lgauna de Paron 70,00  R$         71,76
10/set Laguna Llagannuco 70,00  R$         71,76
11/set Laguna 69 40,00  R$         41,01
TOTAL 787,06  $         100,00  R$  1.153,89
  • Translados

 

Data Trecho Meio de transporte Hora saída Hora chegada Empresa Preço
(Dólares)
Preço
(Soles)
Preço
(Reais)
02/set Rio de Janeiro (GIG) – Lima (LIM) Avião 05:45 09:15 Avianca  –  R$  2.120,11
02/set Lima (LIM) – Cusco (CUZ) Avião 10:50 12:15 Avianca  –  –
03/set Ollantaytambo – Águas Calientes Trem 19:04 20:45 Peru Rail  $          56,00  R$     194,32
04/set Águas Calientes – Machu Picchu Micro-ônibus 05:30 05:50 Consettur  $          12,00  R$        41,64
04/set Machu Picchu – Águas Calientes Micro-ônibus 14:00 14:20 Consettur  $          12,00  R$        41,64
04/set Machu Picchu – Poroy (Cusco) Trem 17:23 20:52 Peru Rail  $          48,00  R$     166,56
07/set Cusco (CUZ) – Lima (LIM) Avião 08:40 10:05 Avianca  –  –
09/set Lima – Huaraz Avião 07:30 08:35  Lc Peru  $       127,29  R$     441,68
12/set Huaraz – Lima ônibus 11:00  21:00  – 35  R$        35,88
13/set Lima – Rio de janeiro Avião 21:30  4:45 Avianca  –
TOTAL (Sem IOF)  $       255,29 35  R$ 3.041,83

 

  • Hospedagens
Entrada Saída Local Hotel Valor Dólar (hotel) Cama Extra (Dólar) Valor aprox. BRL (hotel)
02/set 03/set Cusco La Posada del Viajero  $                              65,00  $                           10,00  R$                               260,25
03/set 04/set Águas Calientes (Machu Picchu) Hostal Cusi Qoyllor  $                              70,00  R$                               242,90
04/set 07/set Cusco La Posada del Viajero  $                            195,00  $                           30,00  R$                               780,75
07/set 09/set Lima B&B Tradiciones  $                            178,20  $                           30,00  R$                               722,45
09/set 12/set Huaraz El Jacal Classic  $                            180,00  R$                               624,60
12/set 14/set Lima B&B Tradiciones  $                            172,80  $                           30,00  R$                               703,72
TOTAL (GERAL)  $                        961,00  R$                          3.334,67
TOTAL (Por pessoa)  $                        240,25  R$                              833,67

 


Gente, espero que tenham gostado das dicas da Manu, eu AMEI esse roteiro, já quero voltar ao Peru e fazer as coisas que ficaram faltando quando estive por lá.

Beijos,

Bia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

11 comentários

  1. Olá! Obrigado pelas informaçoes, isso ajuda muita gente que esta planejando a viajem, eu irei a MP em Fevereiro/2018, será minha primeira viagem internacional, além da ansiedade bate um nervosismo tb.. Será que você poderia comentar um pouco sobre como é passar pela imigração no Peru? Se é em Lima, ou em Cusco? Eles pedem comprovante de vacinas e etc? Se passa antes ou depois de pegar a bagagem? Meu voo terá conexão em Lima.. e vou viajar sozinho, como disse será minha primeira viagem internacional… to com um certo pânico hehe… até agora não vi nenhum site ou blog relatando o procedimento de chagada em Cusco… podem comentar como foi pra vc? agradeço muito!

    Curtir

    • Pedro, a imigração geralmente é pela cidade que você entra no país, no Peru normalmente as pessoas chegam por Lima. É sempre bom levar o comprovante de vacina, mesmo que as vezes eles nao peçam, melhor não arriscar, né? A imigração geralmente é muito tranquila, só falar que ta indo a passeio, mostrar passaporte e comprovaçao da vacina, geralmente é bom já ter um primeiro hotel reservado (eles pedem as vezes onde você vai ficar). Fica tranquilo que não é nenhum bicho de sete cabeças, vai dar tudo certo! Depois me conta!

      Curtir

  2. Oi, Bia.
    Tudo bem?
    Amei seu roteiro.
    Posso abusar? Terei 1 semana no peru. Com este tempo, vc faria Cusco – MP e Huaraz?
    Quero muito conseguir ir pra esses dois lugares, mas estou tentando elaborar o melhor roteiro. Saiu de SP no sabado logo cedo e volto no outro domingo de manha.
    Muito Obrigada
    Isabella

    Curtir

    • Depende do que voce quer ver em Cusco. Lá tem muita coisa… Inclusive a montanha colorida. Huaraz fica a 8 horas de ônibus de Lima e a 50 min de avião. Mas só uma companhia aérea faz o trajeto e os dias são apenas terça e sábado. O que da para fazer para otimizar e pegar o ônibus à noite. Aí não perde o dia.
      Confiar nesse avião tb é furada. Eles cancelaram nosso voo da volta e tivemos que nos virar atrás de um ônibus. Graças a Deus nossa volta pro Brasil era quarta pq se fosse na própria terça nós teríamos perdido o voo

      Curtir

  3. Oi! Tudo bom? Amei o roteiro! Quero fazer ele em setembro ou outubro/18, mas estou indo sozinha.
    Todos os passeio para montanhas, lagunas e oásis foram com excursões? Contratados direto nos hotéis/hostels?
    Minha dúvida é se indo sozinha eu consigo contratar esses mesmos passeios ou algum vocês contrataram particular, já que estavam em grupo..
    Obrigada!

    Curtir

    • Oi Carine,
      As agências que aparecem na internet são absurdamente caras, pq elas colocam os preços em dólar lá nas alturas. Qndo eu fiz a reserva dos hoteis pelo booking, eu mandei e-mail para os hotéis para saber se eles trabalhavam com tours… Todos me mandaram os panfletos com os valores e já deixei varias coisas pré reservadas. Contratando nos hotéis paguei tudo em soles. Mais de 50% de diferença em relacao as agencias na internet!

      Curtir

  4. Por favor esclareça minha duvida, vc reservou o hotel em Cusco e no dia seguinte dormiu em Aguas Calientes, como vc fez com as diarias ? Pagou dobrado ou intercalou com a outra cidade e depois voltou ao mesmo hotel ? Pergunto pq nao quero pagar diaria dobrada. Obrigada

    Curtir

Deixe um comentário