Egito, vale a pena? – Roteiro e Impressões | Roda Mundo

Recentemente fiz uma viagem ao Egito e neste post vou contar minhas impressões sobre esse país e dividir com vocês meu roteiro e claro algumas dicas! O post inicial com dicas gerais da viagem está aqui: Post Inicial Trip Egito Jordânia e Israel

A pergunta que eu mais recebo: o Egito é seguro?

Eu viajei pelo Egito com excursão, eu escolhi a Memphis Tours. Com eles, nós quase não ficamos sozinha. Assim que desembarcamos do vôo já tinha um funcionário nos esperando (antes mesmo de pegar as malas) e assim ficamos durante toda a nossa estadia. Sempre tínhamos um veículo a nossa espera e um guia de prontidão. Desse jeito eu me senti muito segura. Dá para ver o cuidado da policia egípcia com a segurança do turista. As principais atrações são bem policiadas, inclusive quando fomos para Abu Simbel, que é mais distante, um guarda foi no carro conosco, e passamos por muitas barreiras policiais.

Eu não iria ao Egito sozinha, já ouvi muitos relatos ruins, inclusive de sequestro ao usar táxis. O assédio também era grande, qualquer segundo que nos afastávamos do guia já vinha alguém querer tirar foto ou oferecer coisas, já com o guia do lado eles respeitavam muito mais, principalmente por ser um homem, o Egito é extremamente machista.

É um país muito pobre visualmente, não há muito investimento em infra-estrutura mas riquíssimo em cultura. Apesar das dificuldades eu amei conhecer o Egito e recomendo a todos. É preciso ter alguns cuidados SIM mas vale a pena, não existe outro lugar no mundo como lá (só dá para ter um gostinho nos principais museus pelo mundo).

Qual melhor roteiro para explorar o Egito?

O roteiro que a gente escolheu foi o Pacote Expresso Egito e Jordânia. No link tem todas as explicações. A gente fez algumas alterações no roteiro, aqui vou mostrar o roteiro que nós fizemos. O bacana da  Memphis é que apesar deles terem um roteiro fechado no site, dá para você personalizar ele do seu jeito. Nós fizemos a viagem em 10 dias e 9 noites e custou cerca de 1400 dólares, que valeu muito a pena, já que tem várias refeições incluídas, passeios, entradas e hotéis de categoria superior.

Para ajudar a entender o roteiro, segue um mapa estilizado:

mapaegitoestilizado

Nosso Roteiro: 

1º Dia: Chegada no Cairo
Chegamos bem cedo no cairo e já fomos conhecer as grandes Pirâmides de Keóps, Kéfren e Mykerinos e a famosa e enigmática Esfinge. Visitamos também o Templo do Vale.
As pirâmides são incríveis!!! Eu achei que seriam o ponto alto da viagem, mas o Egito continuou me surpreendendo. Elas são gigantes e a Esfinge é lindíssima!
Processed with Snapseed.Processed with Snapseed.
Lá tem o famoso passeio de camelo que é importante negociar bem, um golpe famoso é cobrar um preço bem baratinho e depois cobrar um preço altíssimo para você sair do camelo. Esses animais são super altos e sem ele abaixar, tentar sair dele é até mesmo perigoso. Negocie sempre o passeio e entrar e sair do camelo, quando se está com guia a chance de ter problemas é menor.
Pernoite no Cairo no Le Meridien Pyramids Hotel, 5 estrelas.
2º Dia: Voo para Aswan e embarque no cruzeiro
De manhã pegamos o voo de aproximadamente 1 hora para Aswan (incluido no pacote).
Nesse dia nós escolhemos ir a Abu Simbel, que não estava inicialmente no roteiro, e foi uma das escolhas mais acertadas que fizemos, que lugar impressionante! É cansativo, são quase três horas de estrada saindo de Aswan (cada trecho) mas ainda sim vale demais, com certeza uma  parada obrigatória!
DCIM127GOPRO
A opção alternativa seria a visita à Represa de Aswan, Templo de Philae e Obelisco Inacabado, que acabamos não conhecendo, se você tiver um dia a mais pode estudar encaixar esses lugares no roteiro.
De noite embarcamos no cruzeiro. Jantar e pernoite a bordo. Preciso dividir com vocês que este cruzeiro foi um dos pontos altos da viagem, amei a experiência de navegar por um dos rios mais icônicos do mundo! Ver as paisagens se descortinando e olhar o céu estrelado a noite, foram memórias inolvidáveis!
O nosso cruzeiro foi o Amwaj Nile Cruise, 5 estrelas de luxo. O cruzeiro em si é muito bom, quartos confortáveis, piscina, serviço excelente. O que deixou a desejar foram as refeições, o almoço e jantar não tinham muita variedade e a comida não era muito gostosa.. Mas parece que os outros cruzeiros também são assim.. Na dúvida leve uns snacks 😉 
3º Dia: Kom Ombo e Edfu
No começo da tarde visitamos ao templo em Kom Ombo, dedicado aos deuses Sobek e Hórus. Navegação para Edfu.
2016-09-13-17-46-30
De noite foi vez de conhecer o Templo de Hórus, o mais mais bem preservado no Egito. Lá teve um show de luzes contando um pouco a história dos faraós.
 Café, almoço e jantar e pernoite a bordo.
4º Dia: Luxor
Navegação para Luxor.  Visita aos monumentos e templos do lado ocidental do rio Nilo: Vale dos Reis, Templo de Hatshepsut e os Colossos de Memmon.
2016-09-14 11.01.35
De tarde, visitamos os Templos de Luxor e Karnak (meu favorito ever)  do lado oriental do rio Nilo.
Processed with Snapseed.
Esse foi um dos dias mais incríveis da viagem! Não deixe Luxor de fora do seu roteiro, foi mesmo surpreendente!
Café, almoço, jantar e pernoite a bordo.
5º Dia: Desembarque do cruzeiro e voo de volta ao Cairo
Após o café da manhã, desembarque do cruzeiro. Traslado para o Aeroporto de Luxor. Recepção e assistência no Aeroporto Internacional do Cairo e traslado para o hotel.
Esse dia ficamos mais tranquilas e até aproveitamos um pouco a piscina do hotel, que tem uma vista mara para as pirâmides!
DCIM129GOPRO Processed with Snapseed.
Pernoite no Cairo no Le Meridien Pyramids Hotel, 5 estrelas.
6° dia: Museu Egípcio e Cairo Velho
De manhã fomos conhecer o Museu Egípcio com visita à sala do Tesouro do Rei Tutankhamon. Ele não foi um rei muito influente, mas ganhou popularidade devido ao estado em que sua tumba foi encontrada, intocada, com todos os artefatos. As outras tumbas foram muito saqueadas ao longo dos anos. Nesta sala no museu egípcio
O passeio continua pelo Cairo Copto, visita à Igreja suspensa e Sinagoga Ben Ezra, continuando pelo Cairo Islâmico e o grande bazar Khan El Khalili.
Passamos a viagem inteira sem comprar nada e nos fizemos nesse bazar, passamos 4 horas caminhando, pechinchando e comprando! A dica é: pechinche MUITO, vc pode conseguir pagar até 1/4 do valor, se ele te pedir p dar um valor, fale metade do que está disposta a pagar. Tem muita coisa bonita e interessante 🙂
Pernoite no Cairo no Le Meridien Pyramids Hotel, 5 estrelas.
7º Dia: Voo para Amã
Café da manhã no hotel. Traslado para o Aeroporto Internacional do Cairo para pegar o voo para Amã.  Este vôo não estava incluído no roteiro.
De Amã seguimos viagem para Jordânia e Israel, mas aí já é motivo para novos posts…
                                                 **********
Claro que no final do post sempre rolam aquelas dicas para quem vai ao Egito
Moeda, que moeda levar para o Egito? Leve dólares. Lá é bem tranquilo de trocar, no aeroporto mesmo de Cairo eles tem uma boa cotação.
Visto para o Egito. Precisa? Precisa! Mas é super tranquilo, você faz no aeroporto mesmo na sua chegada ao país, custa 25 dólares.
Vestimenta. Que roupas levar para o Egito? Eu achei que ia ser super rigoroso, mas não é, tinha muita gente de shortinho, camiseta.. Mas eu não me senti a vontade os dias que andei mais decotada, o assédio piora bastante então leve vestidos longos, calças soltinhas, decotes mais discretos, muitos lenços e seja feliz!
ALERTA DESCONTO Eu consegui com a Memphis 5% de desconto para os meus seguidores, basta contactar o  Islam (ele que foi meu agente de viagem e fala português) através do e-mail: amun@memphistours.com e falar que soube da memphis através da Bianca Molinari (Roda Mundo).
Anúncios

2 comentários

  1. Talvez vc não tenha se informado, mas na religião muçulmana é proibido ficar com os ombros de fora. Eles acham os ombros mais sensuais que os seios, por exemplo. Então vc pecou mais por estar de alcinha do que de decote…
    Mas gostei do blog e do relato.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s