Diário na Austrália

Depois de tanto tempo sumida, resolvi fazer um post para vocês por aqui. Quem me acompanha pelas redes sociais sabe que eu me mudei recentemente para Austrália, tem aproximadamente 30 dias. Eu vim fazer phd (doutorado) em Brisbane, no nordeste do país. Meu doutorado é na área de ciências ambientais/ recursos hídricos, eu sou formada em engenharia civil.

Minha primeira semana aqui foi bem difícil e eu pensei seriamente em desistir e voltar para o Brasil. Eu escrevi um pouco das minhas aflições aqui: Austrália: Nem tudo são flores do lado de cá.

É muito difícil sair da zona de conforto, eu tinha uma vida bacana no Brasil, amigos, família, emprego, namorado… Ai me vi do outro lado do planeta sem teto, sem amigos, sem família, com o namorado retornando ao Brasil em poucas semanas, passaporte perdido, dificuldade com o idioma, enfim SURTEI. Só fazia chorar durante uns três dias, e comer chocolate (sorte ou não que era páscoa e tava tudo na promoção).

Mas o que me fez ficar? Cara, a oportunidade que eu estou tendo é surreal, eu sou muito afortunada pela chance de estar aqui fazendo um doutorado, amadurecendo profissionalmente e ainda ganhando para isso! Eu tava me sentindo mal por estar triste e pensando em voltar pois sei que eu não to vivendo esse sonho sozinha, sei que inspiro muita gente, e que muita gente tá aqui junto comigo vivendo minhas alegrias e percalços, minha família, amigos e até seguidores que eu nem conheço pessoalmente mas já ó <3.

Além disso, será ótimo para meu amadurecimento pessoal também, afinal são nas dificuldades que a gente cresce, que a gente aprende a olhar por outro ângulo, que a gente se força a ser mais forte.

Mas e aí?

Eu já achei um teto, foi difícil pra caramba, é mais caro do que eu queria e menos bem localizado do que eu pensava MAS é um teto, não é velho e acabado como muitos dos que eu vi e cabe no orçamento, então, tá bom, né não?

O passaporte continua sendo uma pedra no sapato, para fazer um novo eu preciso da certidão de nascimento que não trouxe,  pedi para um brasileiro que está vindo para cá trazer para mim, mas ainda vai demorar uns 20 dias para ele chegar. Sem passaporte não consigo abrir conta no banco nem receber minha bolsa então a grana tá curta. A sorte é que vendi meu carro no Brasil então tenho uma graninha guardada por lá, mas to gastando rios de dinheiro em IOF e taxas, fora a grana do passaporte (entre taxa de emissão e ida a sydney serão uns 1200 reais pelo menos).

Eu estou começando a fazer algumas amizades também, é muito diferente quando você vem fazer phd, pois não tem aulas, e por exemplo, nesse semestre no meu programa entrei apenas eu de aluna, então complica um pouquinho né :/ Mas não posso reclamar pois no meu lab tem uma brazuca de madureira (vizinha) que tá me ajudando pra caramba e hoje conheci mais uma do Paraná 🙂 (não tem jeito, sempre acabo fazendo mais amizade com brasileiros)

Muita gente me pergunta do sotaque daqui, e as dificuldades com idioma. Eu falo bem inglês mas tomo umas surras as vezes, principalmente por telefone! Eles falam bem rápido e com um sotaque diferente do que estamos acostumados (americano) então as vezes me perco. No começo ficava meio desesperada, as vezes ainda bate uma aflição, mas não é da noite pro dia que se ganha fluência então tô keeping calm.

E o namorado (a pergunta mais ouvida)?  Estamos fisicamente separados mas mais unidos do que nunca. O futuro ainda não sabemos bem, mas temos amor, muito amor, e isso já tá bom demais! Tenho fé em Deus e sei que no final tudo ficará bem!

Sobre emprego, como eu ganho bolsa não posso trabalhar mais de 9 horas por semana, e também não tô procurando. Aqui tem uma comunidade brasileira no Facebook: “Brasileiros em Brisbane” que tem muitas dicas legais, eles dizem que emprego tá difícil mas que se correr atrás tem.

QUEM preferir ver em video um bate-papo sobre a AUS, clica aqui: Bate-Papo – Intercambio na AUS

Sobre custo de vida, gente aqui é CARO. Alguns valores de referência:

Aluguel de quarto: média de $150/ semana.

Internet celular ( 6 gigas): $40 / mês.

Kilo da carne (corte menos nobre)/frango: $12-18.

Leite: $1 e Ovo: $4

Cerveja: $ 16 o pack com 6 longnecks. (bebida e cigarro são super taxados, um maço custa $20).

Lanche no Mac: $6-10.

Transporte: $3.90 por viagem (tem 50% de desconto para estudantes – inglês não conta).

Lembrando que o s valores estão em dólar australiano que vale cerca de R$2,45. Se quiserem mais valores de referência me avisem! 🙂

Beijinhos e até a próxima

Anúncios

5 comentários

  1. adorei o relato. Quando eu cheguei na Inglaterra também fiquei um pouco assim. Mas pelo menos já tinha um teto e duas meninas pra morar comigo ! mas várias vezes pensei em desistir. é difícil. nossa vida antes era muito boa. mas a tendência é só melhorar ❤ Boa sorte!

    Curtir

  2. Olá Bia, estou em negociação de projeto com um professor da universidade de Newcastle para começar o doutorado, mas algumas coisas me preocupam desde já, por exemplo o valor da bolsa. O valor da bolsa Australiana nos permite alugar um apê e cobrir custos com alimentação e transporte ou é necessário dividir casa? É possível trabalhar enquanto bolsista para ajudar na renda? E como é o esquema de aulas/créditos? pois no Brasil há uma quantidade mínima exigida para a pós-gradução. Curti o blog! Boa sorte por aí. Quem sabe ano que vem nos encontramos, também sou carioca. Abração

    Curtir

    • Re, eu moro num studio so para mim aqui em brisbane, mas me arrependi um pouco, pois apesar de conseguir pagar, nao sobra muita coisa. Eu pretendo me mudar para um single (quarto individual) quando esse meu contrato acabar. A bolsa nao da para abusar muito, nao consigo guardar dinheiro mas vivo bem, saio aos finais de semana, viajo pelo menos uma vez por mes.. Voce pode trabalhar ate 9 horas por semana, mas eu nao trabalho. O doutorado geralmente nao tem aulas obrigatorias, voce pode fazer se quiser, eu nao faco. Se vier me avisa sim, nos estudantes de doutorado precisamos de apoio rsrs (desculpa a falta de acentuacao, espero que consiga entender)

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s