Safári na África do Sul: Minha experiência no Kruger Park

Olá Olá Rodamundetes! Prometo nunca mais chamar vocês assim, tô bem humorada hoje. Então, esse post é um complemento aos posts anteriores contando sobre minha viagem à África do Sul:

África do Sul – O país que você PRECISA conhecer!

Garden Route em 3 dias | África do Sul

Como é voar de TAAG? | Roda Mundo

Asim que comprei minha passagem para África do Sul, não tinha quase nada planejado, mas uma coisa eu tinha certeza: iria ao Kruger. O Kruguer é um parque nacional e possui a maior área protegida de fauna da África do sul, cobrindo uma área de cerca de 20 000 km2. São mais de 800 espécies de animais e o lugar mais fácil de encontrar os “Big Five”:  elefante, rinoceronte, búfalo, leão e o leopardo.

A gente fez com a empresa Outlook associada ao Krugerpark.com. A gente escolheu essa empresa pela facilidade, como emendei algumas viagens não tive tempo de pesquisar muitas opções. O amigo Calebe foi de um jeito muito mais barato, ele contou a experiência no blog dele: Post Kruger National Park | Cabele Sangi

Nós pagamos 8000 rands, aproximadamente R$2000 no pacote de 3 dias e duas noites. Foi salgado, mas valeu cada centavo!  Nós também escolhemos pegar o transfer, que custou cerca de 250 reais (ida e volta). Recomendo muito pois para chegar no Kruger é chão viu?! Foram umas 7 horas de viagem, a van era razoavelmente confortável, mas 7 horas numa van, impossível dizer que foi legal né, mas abstrai que vai valer a pena! A viagem deveria durar menos, mas ele vai buscando outras pessoas no caminho e acaba atrasando um pouco.

Muita gente fica na dúvida entre fazer safári por conta própria ou com agência. Eu não fiz por conta própria para comparar mas achei que valeu muito a pena fazer com excursão. Por quê?

Primeiro: a facilidade. Não ter que se preocupar em escolher acampamento, como vai chegar no parque, aluguel de carro, refeições… Você paga e resolvem tudo por você #viajantenutella

Segundo: a vantagem de estar hospedada dentro do parque , você ganha tempo (as cidades próximas não são tão próximas assim), o acampamento é lindo, a gente viu vários animais por lá (javali, “bambi”,..), e foi uma experiência super legal! A gente não ficou em barraca, ficamos tipo num bangalô, mas era clima de acampamento, as refeições eram numa tenda, aquela coisa de filme sabe? Adorei!

Terceiro: Animais. Estar com um guia experiente fez TODA diferença! Eles além de já saberem onde os animais ficam, também recebem dicas pelo rádio. Eles também tem experiência com o comportamento do animal, e sabem quando podemos ficar pertinho e quando é melhor ir embora. Vimos um leão a 4 metros de distância, se eu tivesse no carro particular ia pirar e no 4×4 eu me sentia segura, porque sabia que o guia não ficaria ali se não fosse. Por exemplo, tinha um elefante mais agitado e ele disse que não pararia pois ele poderia atacar o veículo (sim, isso pode acontecer).

Nós vimos veados, elefantes, girafas, leoas (filhotinhos de todos os anteriores), búfalo, rinoceronte, hipopótamo, várias espécies de macaco, aves… Mas a melhor hora, foi quando vimos o leão, lindo e imponente, e seu rugido? Guardarei para sempre essa memória! E o carro da excursão era um 4×4 aberto com poucas pessoas (10 por carro), e ele é mais alto, é uma picape adaptada, então conseguíamos ver muito melhor do que em qualquer carro particular.

Além disso, estavam incluídas algumas refeições: café da manhã, lanchinhos e jantar com vinho.

Dia 1: Chegada ao Parque Nacional Kruger

O transfer nos pegou em nosso albergue em Joanesburgo às 07:00 da manhã. Chegamos No Kruger mais de 14:00. Lá fomos recebidos com um suquinho e explicações mas nada de COMIDA, essa hora já estava esfomeada, mas para nossa alegria, o parque tem um restaurante e uma lanchonete excelentes com preços super amigos (paguei R$ 20 num hambúrguer deli).

Deixamos as coisas no quarto e já partimos pro nosso primeiro GAME* numa unidade SAN PARKS, um sunset game, que pega o final da tarde e começo da noite (17:00-21:00). Tivemos oportunidade de ver animais noturnos que são mais ativos na noite. Essa unidade não é vinculada à nenhuma agência, é do parque mesmo, é um caminhãozão onde cabem umas 40 pessoas. Por ser do parque, fomos com guarda florestal, por isso pudemos ficar até mais tarde, os carros privados devem retornar antes das 19.

*Game é como chama o Safári, ou seja, dar o rolê com o carro em busca dos animais.

Após o Game foi servido o jantar, composto de três pratos e vinho, ao ar livre no acampamento base.

 

Dia 2: Dia inteiro no Parque

Acordamos super cedo, para o nosso Game, que saiu as 06 da manhã! Antes foi servido café e uns biscoitinhos duros , deu para aguentar a fome. Gente, FAZ MUITO FRIO mesmo no verão, como o carro é aberto venta muito, então leve um bom casaco e pergunte se a empresa tem cobertores (a nossa tinha um poncho mas só nos avisaram no final).

Esse game teve duração entre 3 e 4 horas e na volta foi servido o café da manhã, aí sim bem caprichado, com ovos, bacon, etc. É importante frisar que durante o game, não vemos animais todo o tempo, as vezes ficamos cerca de meia-hora sem ver nada, todo mundo ficou um pouco desiludido achando que era tipo nat geo, então estou preparando vocês, tem horas que é puro tédio haha

Depois tivemos um tempo livre, o acampamento tinha piscina que é uma opção bacana, tem a lojinha com várias opções de souvenir, restaurante, lanchonete… Nós escolhemos comprar uma Amarula e jogar conversa fora 🙂

De tarde partimos pro nosso terceiro game (15:00-19:00). Cerca de 21:00 foi servido o jantar, dessa vez buffet mas ainda com 3 pratos (entrada, principal e sobremesa) e vinho.

Dia 3: Fim do Kruger Safari

No último dia do  Kruger Park Safari  tivemos uma última chance de ver mais animais num game matinal (06:00-10:00). Mesmo esquema do dia anterior, antes um café com biscoitos e após o game o café mais caprichado.

Após o café da manhã, entramos na van de novo para nosso longo retorno a Joanesburgo! Lá nos deixaram na nossa pousada.


 

  • Mais informações do meu pacote (o que inclui, etc), você pode acessar diretamente no site do Kruger: Pacote Kruger 3 dias (em inglês).
  • Atenção! Crianças menores de 6 anos não são permitidas nos veículos abertos!

Agora, claro, as fotos dos melhores momentos:

2017-03-07 07.36.23

2017-03-05 16.44.09-2

 

Espero que tenham gostado!

Beijos e até a próxima!

Bia

Um comentário

Deixe um comentário