Cuba – Tudo o que você precisa saber!

Muita gente estava esperando por esse post de Cuba, então vamos lá! Cuba não é um país tão fácil de ir, não tem muita informação, e acaba que muita gente faz pacote por agência, é o mais fácil, mas mais caro também! Ir por conta própria não é simples, mas é possível e vale a pena!
Vou tentar separar as dicas por partes:
Dinheiro
Cuba tem duas moedas, o peso cubado e a moeda nacional. Teoricamente os turistas não podem usar a moeda nacional, os cubanos recebem o salário nessa moeda e ela equivale a 1/25 do peso cubano, que é chamado de CUC.
Quando fomos, um CUC valia aproximadamente 1 euro. É muito importante levar euros para Cuba, pois o dólar é sobretaxado e você acaba perdendo muito dinheiro!

Atenção para não receber moedas nacionais ao invés de CUCS, pois valem muito menos! As notas de CUCS vêm sempre escrito: “pesos convertibles”, e as moedas tem sempre um escudo em uma das faces, segue fotos das notas e moedas:

Visto
Visto foi algo que deixou nossos cabelos em pé! No Brasil acho que só tem consulado em Sampa, então ou indo lá pessoalmente ou mandando por sedex, mas é super difícil obter informações por e-mail/telefone. Para quem é de Sampa acho que é mais de boa, custa acho que 75 reais. Muitas agências de viagem, pelo Brasil todo, também fazem, mas cobram mais de 300 reais!
Mas, não se desesperem, a boa notícia é que você pode fazer seu visto no balcão da Cia aérea no aeroporto mesmo! Como nós fomos de cubana, a partir de Cancun, lá em Cancun fomos ao balcão da cubana, pagamos 25 dólares e voilá, visto em mãos, sem dor de cabeça! P.s. É bom checar com sua Cia aérea se rola no dia e horário do seu embarque.
Assédio
Para merecer um parágrafo a parte é porque tem coisa aí né? Meninas, os cubanos são mtoooo indiscretos, eles olham na maior cara de pau do mundo, ficam chamando, super chato! Mas é a cultura deles, então não vale a pena se estressar, já vão sabendo e abstraiam, eles não pegam, não encostam nem nada, só enchem o saco! As frases mais ouvidas: beautiful lady, taxi?, Espanha?, psiu psiu,… Para uma amiga teve um cara que fez barulho de porco!
Comida

Lá tem muitos frutos do mar, camarões e lagosta, e os preços bem acessíveis!

 

Lá eles comem o arroz crioulo, que é uma versão do nosso baião de dois, arroz cozido junto com feijão, achei bem saboroso. Outro prato típico é o ropa vieja, que consiste em um cozido que em algumas versões leva banana.
Lá eles comem muito porco também, eu comi cordeiro, nham!
Os preços fora de havana vieja costumam ficar entre 3 e 6 cucs (lagosta). Já em Havana Vieja, os preços costumam subir para cerca de 12 cucs. Sim, a diferença é absurda!
Transporte
A melhor forma de se transportar em havana é com os táxis compartilhados. Custam 10 pesos cubanos (eles podem tentar cobrar 1 cuc, ou até 5 cucs, sempre pergunte o preço antes, e explique direitinho para onde vai). Os táxis compartilhados fica escrito táxi no vidro, os táxis “normais” o letreiro escrito táxi fica acima do capô, como os do Brasil. Andamos muiiiiito de táxi compartilhado.
Os coco-táxis também são boas opções (rola bike-táxi também). É uma moto com um coco, onde cabem três pessoas. Eles sempre cobram uma fortuna, negocie para baixar o preço.
Atenção! Do aeroporto o melhor é deixar um táxi reservado (a pessoa que vai te receber, ou seu hotel, podem fazer isso por você), o preço é tabelado: 25 cucs.
Lá tem aqueles ônibus turísticos de dois andares (5 cucs), mas não achei que vale a pena não.. A maioria dos lugares é em havana vieja e dá para fazer a pé. E os outros lugares, como a praça da revolução, dá para ir de táxi compartilhado ou de coco táxi.
Guia
Gente, parafraseando minha amiga Tina, Cuba tem muito a se ver, mas muito a mais a se sentir.  Cuba sem os cubanos não teria a menor graça. Eu conheci havana através dos olhos do amigo David, que passeou com a gente nos mostrando tudo, nos contando histórias, nos explicando o dia-a-dia cubano. Foi super legal ver cuba através dos olhos deles, uma experiência super enriquecedora que não teríamos indo sozinhas, como meras turistas.
Ele faz serviço de “guia”, se vocês quiserem, o e-mail dele é: elclin@isdi.co.cu . Ai vcs podem negociar, roteiro, preço, ele pode ajudar na procurar de um lugar para ficar, táxi, explicar como funciona as coisas, e muito mais! Super recomendo!!!

Os cubanos são pessoas muito queridas, que pensam muito no próximo! Fazem tudo para te ajudar. David,  deixo aqui meu muito obrigado por toda sua ajuda e carinho!

Internet e Telefone
Quando eu fui, em 2015, não tinha internet de forma alguma, mas parece que já mudou! Quem tiver ido mais recentemente me conta como está 🙂
…………………
O que fazer em Cuba, sugestão de lugares por onde passar e quantos dias ficar no mínimo:
       Havana (2 dias)
      Varadero com Cayo Blanco (se preferir mais conforto)(2 dias)
      Cayo Largo (se preferir algo mais intocado, e não tiver medo de avião)(1 ou 2 dias)
       Trinidad (1 dia)
       Santa Maria (1 dia)
       Plantações de Tabaco (Pinar Del Rio) (2 dias)
Nós só fomos em Havana e Varadero. Para o post não ficar cansativo vou colocar aqui as dicas de varadero e para havana vou fazer um post exclusivo, ok?
………………….
Varadero
Varadero não tem muitas atrações, é mais relaxar na praia, curtir o resort, comer, beber, e relaxar!
Mas tem algumas excursões que saem de varadero:
-Cayo Blanco (101 cucs)
Essa excursão vale muito a pena! É feita com o Catamarã Crucero del sol.
A excursão começa no delfinário de varadero, que fica no meio do oceano! Lá não é tão organizadinho como Cancun, mas ainda sim vale muiiiito a pena, ainda mais pq está incluído na excursão e a foto custa bem baratinho (10 cucs). São 20 pessoas na plataforma e cerca de 15 minutos de interação com o golfinho. Mas tem atividades legais como carregar o golfinho como um bebê, ganhar beijinho, fazer carinho, etc.
Depois paramos nos corais para fazer snorkel (eles fornecem equipamento). Não tme muiiiitos peixes não, mas a visibilidade é boa e tem corais bonitos. :]
A terceira e última parada é o Cayo Blanco. Dica: assim que saltar do barco vá correndo comer! A gente ficou enrolando, pegamos uma fila gigante e muita comida já tinha acabado, fora que quando fomos repetir já tinham tirado tudo, passamos fome. O almoço está incluído e não é muito saboroso, tinha lagosta e camarão, mas estava insosso, e olha que estragar uma lagosta é para poucos! Enfim, dá para comer, deve ser melhor para quem chega antes.
Eu achei o tempo muito curtinho na praia, cerca de duas horas, como perdemos uma hora almoçando, quase não deu para aproveitar a praia, que é LINDÍSSIMA!Águas mega cristalinas, uma vegetação belíssima, encantador! Tente escapar um pouco das pessoas indo para direta, a galera fica tudo junta no mesmo lugar, andando para as laterais dá para encontrar pedacinhos de praia para chamar de seu!

Vale lembrar que a bebida é incluída, no barco eles servem água, refri, cerveja e drinks! :]

– Cienfuegos, Trinidad, Santa Clara, Topes de Collantes
Não fiz essa excursão, mas parece ser top, passa por Trinidad e Santa Clara, entre outros lugares que parecem incríveis. Mais infos aqui: link
Tem outras excursões também, mas nenhuma mais chamou minha atenção.
Nosso resort:Meliá marina Varadero. Pagamos cerca de 200 reais por noite. Achei o resort bem bom! O quarto era bem confortável, com um bom banheiro, as instalações ótimas, comida boa, atendimento bom, recomendo!
É isso gente, acho que consegui resumir tudo! Espero que tenham gostado das dicas, eu me apaixonei por Cuba, foi uma viagem que agradou todos os sentidos! Já quero voltar!
Beijos,
Bia
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s