Meu roteiro na Filipinas (15 dias)

Ola gente, vamos falar sobre a Filipinas? Eu passei 15 dias na Filipinas, e achei um tempo bom, mas ficou um pouco corrido para quantidade de coisas que fizemos! Ficaram faltando também outras cidades, igualmente bonitas, mas não dá para querer conhecer um país inteiro em uma férias né? Aqui vou dar dicas mais gerais do país e depois faço um post para cada destino falando melhor dos passeios. Esse post é mais para ajudar a organizar o roteiro, explicar os translados, etc.

Os preços estão todos em pesos filipinos (phps) . Cotação: 0,0625 reais. A gente dividia por 10 para ter ideia do valor, mas é até menos.

No final do post tem DICAS IMPORTANTES!

Nosso roteiro de 15 dias na Filipinas

Dia 1: Chegada a Manila. Manila – Boracay

Pegamos um vôo da Air Asia de Bangkok para Manila. Em Manila pegamos um voo da Cebu para o aeroporto de Kalibo. Esse aeroporto é mais distante de Boracay, mas as passagens estavam mais baratas, o ideal é chegar pelo Caticlan.

Em Kalibo, assim que você sai do aeroporto, diversas pessoas oferecem translado até Boracay. O translado consiste em um trecho de van (1:30 de viagem) + Barco (20 minutos).

Dias 2,3 : Boracay

Ficamos dois dias inteiros em Boracay, que achei suficiente. Boracay não tem uma beleza imperdível, ainda mais para nós brasileiros. Lá você vai encontrar aquele cenário típico de praia, areia branquinha, mar azul e coqueiros.

O que achei bacana de lá é que é a cidade que mais recebe turistas da Filipinas, e é a que tem mais estrutura também. O centrinho é uma graça, com muitos restaurantes e lojinhas!

Dê preferência a se hospedar na praia (no centro), que onde acontece o agito.

Dica de hospedagem: O BlueWaves eh o BBB, junta uma boa estrutura, localizacao e bom preco.  Outra opcao eh o DiveGurus, que eh uma pousada bem simples mas super bem localizada (de frente para praia- mas os quartos nao tem vista), tem um bom custo x beneficio.

Passeios: Puka beach e Ilig-Iligan beach (ambas de triciclo) e Island Hoping

Dia 4: Boracay- Cebu- Moalboal

Saímos de Boracay para o aeroporto de Caticlan. O esquema é barco+ triciclo, contratamos no hotel mesmo.

Em Caticlan pegamos um vôo para Cebu ( Cebu Pacific Airlines). É bom se preparar pois essa cia áerea tem muitos atrasos, quase todos os nossos vôos tiveram atrasos.

Em Cebu pegamos um táxi para Moalboal. Foram cerca de 3 horas de viagem e custou 2400 phps (cerca de 200 reais). Eu aconselho já pegar o contato do taxista e negociar o transporte do dia seguinte para Oslob. Moalboal não tem táxi e você fica a mercê do serviço do hotel, que é bem mais caro.

Hospedagem em Moalboal: Pig Dive Hostel Moalboal (Opcoes privadas e hostel – bom custo beneficio e bem moderninho).

Dia 5: Kawasan Falls e ida para Oslob

Fizemos o passeio  Canyoonering no Rio Matutinao que termina na Kawasan Falls. Todos dizem que esse é um dos passeios mais incríveis da vida, mas como teve um tufão no dia anterior, não conseguimos fazer o passeio completo, então não foi tãoooo legal e a água que costuma ser azul, estava verde! Esse passeio custa 2500 phps (saindo de Moalboal).

Voltamos do passeio cerca de 16:00 e pegamos um táxi para Oslob por 3000 phps e a viagem durou cerca de três horas.

O centro de Oslob não tem naaaaada, entao nao precisa se preocupar de pegar hotel no centrinho. Uma boa opcao de hospedagem eh o Melronz inn (bem novinho, e preco bom).  Outra opcao eh o GT Seaside Inn, que eh bom tambem, mas um pouco mais simples e o quarto bem pequeno.

Dia 6: Oslob

Acordamos super cedo para ir nadar com os tubarões baleia. Confesso que fiquei muito chateada com esse passeio. Nós achávamos que iríamos para alto mar nadar com eles, mas na verdade eles ficam em uma espécie de cativeiro junto a costa. Era um dos passeios que eu mais esperava e ficou só a decepção. Esse passeio geralmente da para contratar no proprio hotel.

Após o nado com os tubarões, que é super cedo, 6:00 da manhã, fomos para uma ilhota chamada Sumilon, com uma praia linda! Vale a pena tentar se organizar para passar o dia lá e conhecer o hotel que fica na ilha, eles tem day use e me disseram que é ótimo! O passeio custou 550 phps. A gente contratou um barqueiro que estava oferecendo ali pela saida do passeio do tubarao mesmo.

No final da tarde ainda fomos conhecer as Aguilini Falls, onde fizemos uma espécie de canyoonering, subindo as mais de 8 quedas da região, achei super legal! Preço: 200 phps pros guias + 60 phps de entrada .

Nós contratamos um triciclo que ficou com a gente o dia todo nos levando de um lugar a outro, pagamos 1000 phps.

Dia 7: Oslob- Cebu-Puerto Princesa- El Nido

Dia mais legal da viagem #sqn. pegamos um táxi de Oslob para Cebu, foram umas 4 horas de viagem, pagamos uns 3000 phps. Lá pegamos um vôo da Cebu Pacific para Puerto Princesa. Existe opção de ir direto para El Nido com a cia aérea Air swift. Parece que ir para El Nido tem mais opcoes e esta mais barato atualmente. 

Em Puerto Princesa, pegamos uma van para El Nido. Essa van é super mal falada! Muita gente pega vans desconfortáveis, ou com pessoas acima da lotação. Confesso que dei sorte, a van era muito espaçosa e confortável, mas é uma viagem cansativa ainda sim, foram 6 horas de viagem! Pagamos 600 phps e ela nos deixou diretamente no hotel

Dias 8,9,10: El Nido

Em El Nido ficamos em um albergue ótimo chamado Spin Hostel, ele esgota com muita antecedência então corra! El Nido tem poucas opções de hospedagem e são geralmente caras! A minha amiga queria um hotel e ficou no Pawikan e gostou bastante tambem.

Fizemos três passeios: Tour A, Tour C e Tour B (POST SOBRE EL NIDO AQUI). Os melhores são o A e o C. os passeios custam entre 1300 e 1600 phps + taxa de preservação (300 phps e vale até 7 dias). Reservamos todos direto no hostel.

Achei três dias um tempo bacana! Uma dica legal é ir ao view-point, eu não fui pois só me deram a dica depois, mas acho que vale a pena se informar no hotel!

El Nido tem um centrinho razoável, com algumas lojinhas e restaurantes bacanas. Eu jantei dois dias no Art Café que ganhou como melhor pizza da viagem!

Dia 11: El Nido – Coron

Existem dois tipos de barco para fazer essa viagem: o lento, que é super desconfortável, dura cerca de 5 horas e custa 1200 phps ou o rápido que demora 3:30 e custa 1800 phps. Ambos dependem das condições da maré. Eu fui no barco rápido, comprei os tickets no hotel mesmo (comprar assim que chegar a El Nido pois só tem um horário por dia) e achei bem tranquilo!

Chegamos em Coron por volta de meio dia (o barco sai as 06:00). De tarde não dá para fazer passeio pras ilhas mas um passeio bacana é conhecer as hot springs ou o view point da cidade.

Dias 12,13, 14: Coron

Em Coron, dois dias fizemos passeios fechados com agência e outro contratamos um barco particular. Vou depois fazer um post exclusivo com essas dicas. Por hora adianto que três dias foram suficientes! Os passeios custam na faixa de 1000-1500 phps e reservamos todos direto no hotel.

O post com todas as dicas de Coron você encontra aqui: Coron – Filipinas | Roteiro e Dicas

O centrinho da cidade é bem feinho, sem muitos restaurantes ou lojinhas.

Nós ficamos hospedadas no Haisa Apartments que achei com bom custo x benefício, as meninas da recepção eram um doce! Outra opcao eh o Dignadice, minha amiga ficou la e aprovou.

Dia 15: Coron- Manila

De Coron fomos para Manila mais uma vez de Cebu Pacific e de lá seguimos viagem para Singapura 🙂


Pessoal, esse é meu roteiro, e aos poucos vou colocando mais informações, ok? Qualquer dúvida é só comentar!

EXTRA: Eu nao conheci Siargao que eh meu sonho atual!! Se eu soubesse, na epoca teria tirado Boracay para incluir Siargao. Entao fica a dica!

DICAS IMPORTANTES

Horário. Gente Filipinas é tipo Brasil, ou seja, não conte com a hora que está escrita no papel, tudo atrasa, desde os barcos, os pick-ups e até os vôos. Quase todos nossos vôos internos tiveram atrasos então se programe sempre com folga!

Transporte. Vocês viram que usamos muito táxi, os ônibus entre as cidades costumam atrasar muito, e como estávamos com roteiro bem amarradinho preferimos não arriscar

Moeda. Levamos dólares e trocamos lá por pesos filipinos, atenção ao horário, as casas de câmbio costumam fechar cedo, não bobeia!

Passeios. Fizemos as reservas todas diretamente no hotel. Na cidade você consegue preços melhores mas qualquer problema é muito mais complicado resolver, depois de quase cairmos numa cilada na Tailândia, ficamos espertas nas Filipinas.

Assédio. Nós como três mulheres sozinhas sofremos um pouco de assédio, nos passeios de barco os marinheiros sempre faziam piadinha, tentavam encostar na gente (no braço), inclusive peguei um tirando fotos nossas. Então se preparem psicologicamente.

Segurança. O presidente das Filipinas é bem radical, existe pena de morte para usuários e traficantes de drogas, ladrões, etc. Apesar de achar que os fins não justificam os meios, o país é bem seguro, não nos sentimos ameaçadas em nenhum momento.

O que levar? Item que fez a diferença foi a bolsa impermeável, você compra lá mesmo, é super baratinho (R$20) e tem de várias litragens. Não achei aqueles sapatinhos (aqueles para andar em pedras na água) necessários não.

!!! O que mais me perguntam:

Dá para uma mulher fazer mochilão sozinha nas Filipinas?

Dá, eu iria sozinha, me senti muito segura por lá. O assédio existe, mas não nos sentimos ameaçadas, só incomoda mesmo, vá com o sacômetro preparado (pra não ficar de saco-cheio). O único ruim é que lá tem poucos brasileiros e muitos asiáticos, que na maioria tendem a ser mais fechados, então não fizemos tantas amizades por lá, mas pode ter sido defeito nosso!

O que é imperdível nas Filipinas?

O que eu mais gostei lá foi a ilha de Palawan, onde fica El Nido e Coron, as belezas naturais são INCRÍVEIS!

El Nido ou Coron?

Pergunta difícil, pois ambos são imperdíveis na minha opinião, mas se tivesse que escolher, seria El Nido. Em termos de belezas naturais, ambos são tops, mas El Nido ganha por ter um centrinho mais bem estruturado, com restaurantes, lojinhas, etc.

Galera fala bem inglês nas Filipinas?

Fala! Os outros países do sudeste asiático a gente teve dificuldades com inglês, o que não foi o caso nas Filipinas, lá o inglês é uma das línguas oficiais e todos falam, uns melhor, outros pior, mas funciona! Até o rótulo dos produtos é em inglês por lá.

56 comentários

  1. Olá! Estou indo para filipinas em abril/maio!
    No total contando com transporte, alimentação, hospedagem… enfim tudo, quanto foi mais ou menos os gastos em dólares?! Quero ir preparada financeiramente… e se ficasse mais tempo, pra onde iria?

    Obrigada! Bj

    Curtir

  2. Olá Bia,
    Queria muito as dicas de Coron e os passeios privados que fizeram. Viajo agora dia 10 de abril!

    Fiquei com uma dúvida a respeito do barco de El Nido pra Coron. Você disse que são 3h30 de trajeto no barco rápido, mas disse que saiu as 06h e chegou em Coron meio dia! PQ foram 6h de duração? Aconteceu alguma coisa?
    O barco balança muito?
    Eu ia pra Boracay e agora de última hora, resolvi trocar Boracay por Coron. Tá um loucura montar esse destino de última hora. Help me please!

    Curtir

    • Fernanda achou que mandou super bem em trocar Boracay por Coron! Então o barco demorou pra sair, acabou saindo umas 6:30, e na saída demora até sair do barco, pegar as malas, arranjar um transporte.. Chegamos 12:00 no hotel. O barco não balança muito não, achei tranquilo! O ruim é que quando o mar está agitado dizem que esse barco não sai. :/
      Acho que não vou conseguir fazer o post de Coron a tempo da sua ida, mas no meu instagram eu contei todos os passeios que fiz (@roda_mundo ou #nos3naasia).

      Curtir

      • Bia,

        Eu tô numa dúvida cruel aqui.
        Tirando os dias que a gente voa ou faz a travessia de barco el Nido – Coron, tenho 5 dias inteiros.
        Tava pensando em colocar 3 dias em el Nido e 2 dias em Coron. O que tu acha? Melhor fazer 3 em Coron e 2 em El Nido?

        Em El Nido pensei em fazer os tours A e C. E em Coron os tour A e B (acho que é isso… que vai para – kayangan lake, Twin lagoons, barracuda lake, siete pecados) Queria fazer aquele que vai pra Malcapuya Island, banana, etc. mas li por aí que são 2h em mar aberto e pode ser meio tenso… aí desisti. Vc fez?
        Tô na dúvida pra qual destino deixo um dia a mais e o que faço nesse dia.

        Obrigadao por toda a ajuda!

        Curtir

      • Fernanda, eu colocaria 3 em Coron e 2 em El Nido. Esse passeio das praias dizem que é lindíssimo, ão fui pois o mar estava agitado, ai eles não liberam o passeio. Então, fica tranquila, que eles só vão liberar se as condições estiverem boas 🙂
        Em El Nido faça os tours A e C mesmo, são os melhores!

        Curtir

  3. Ola, adorei seu roteiro.. a viagem deve ter sido maravilhosa!!! Estou com uma curiosidade – qual foi a média de gastos em reais para fazer esse roteiro?

    Curtir

  4. Oi Bia!! Acompanhei toda sua viagem pelo instagram e amei! Depois escreve um post sobre seu roteiro na Tailandia e no Camboja, estou planejando uma viagem pra lá no fim do ano e queria dicas! obrigada =)

    Curtir

  5. Ola bom dia
    O seu post está muito bom.
    Estou a pensar ir as filipinas em março ou abril do próximo ano.
    Pelo que tenho visto estoua a pensar fazer.
    El nido
    Cebu
    Boracay
    Não sei qual ilha começar e acabar se me poderes dar uma ajudinha agradecia.
    Fizeste cambio de dinhero no aeroporto ou fora dele?
    É seguro andar de taxi e triciclos?
    Sesculpa tantas preguntas maz foi no teu post que encontrei mais informação.
    Obrigada pela atenção

    Curtir

    • Eh melhor fazer o cambio no aeroporto, passamos um aperto pois em alguns lugares a casa de cambio fecahava cedo (17:00) e como estavamos sempre fazendo passeios nunca conseguiamos trocar dinheiro, por mais que seja mais caro no aeroporto, eu trocaria uma boa quantia logo de cara para evitar problemas. Eu sempre andei de taxis e triciclos, nao tive problemas, a filipinas eh um pais bem seguro!

      Curtir

  6. Olá gostaria de saber se tem como Trocar o real direto em PHP é também quanto mais ou menos eu devo levar para lá? Ficarei 15 dias, estou planejando essa viagem para o final de dezembro de 2018

    Curtir

  7. Oiii… adorei o post, bem prático!

    tenho 8 a 9 dias… pensando em passar 3 dias em cada lugar.
    El Nido e Coron… e pensando em trocar Borocay por Bali, vale a pena?? Ou vc tem mais alguma sugestão nas filipinas??
    E Manila? tem algo de bom por lá?

    Curtir

  8. Olá, temos 18 dias na Ásia, gostaríamos de dividir o roteiro entre Tailândia e Filipinas, acha que daria? Caso positivo quais lugares recomendaria em uns 7 dias nas filipinas? El nido ficaria inviavel?

    Obrigada

    Curtir

    • Olha, eu fiquei 15 dias na Filipinas e uns 10 na Tailandia. Tenta ver os lugares que vc gosta mais e organiza seu roteiro dando prioridade a esses lugares, lembra que o transporte entre os lugares geralmente vc acaba perdendo bastante tempo, o que reduz o “tempo util” digamos assim rsrs

      Curtir

  9. Olá Bia,
    Adorei o blog, vi seu blog por indicação de uma amiga em comum!!!
    Estou indo para as filipinas com uma turma do Brasil, literalmente, entretanto, só alguns vão fazer passeios turísticos, estamos indo para um evento que se chama GENFEST e vai ocorrer este ano nas Filipinas!
    Então após o GENFEST, queremos conhecer as filipinas. Temos cerca de 11 dias neste período, entretanto, estou com dificuldade em organizar o roteiro, pois vamos revezar os colegas (ao todo são 6 pessoas, na maior parte estamos só em quatro pessoas), pois duas vão participar do pós genfest durante uma semana, e os locais de trocas das duplas está complicado.

    Então assim pensei em fazer na ordem que você fez a sua viagem, boracay, cebu (moalboal e oslob), el nido e coron. Mas como precisamos estar em locais mais próximos a aeroporto em alguns dias para a troca das pessoas, estou na dúvida, se você precisa-se tirar algum lugar que você foi, qual seria? E qual você aumentaria os dias, por trânsito ou qualquer outro motivo.
    Outro ponto importante entre Boracay, cebu e puerto princesa qual desses locais o acesso ao aeroporto com vôos para Manilla diariamente é o “mais rápido”.

    Enfim, são bastante dúvidas como você pode ver, mas qualquer dica já ajuda!!

    Muito Obrigada pelos posts que você escreve, dicas maravilhosas!!!

    Curtir

    • Eu tiraria Boracay, é bonito mas não tão surpreendente como os outros lugares. Quanto a frequencia dos voos para Manilla eu nao sei te dizer, da uma checada no skyscaneer ou no rome2rio, sao dois sites excelentes que uso para organizar minhas logisticas hehe

      Curtir

    • Como vc tem poucos dias, 11, eu não acrescentaria dias a nenhum lugar, so tiraria boracay mesmo, deve dar na risca. E quanto as ao revesamento, acho que eh tranquilo, tem bastante taxi por la (so cebu que eh mais complicado, eu nao faria trocas durante esses dias).

      Curtir

      • Obrigada… Acho que vou acabar indo a Boracay pelo evento mesmo… ainda decidindo algumas coisas… Mas vou tentar isso então!!
        Outra dúvida que a turma fez é sobre o limite de bagagem nos voos internos nas filipinas, você sabe? Ficamos sabendo de 10/13kg não sei se é verdade!!
        Outra dúvida você sabe algo sobre guarda volume no aeroporto de manila?

        Para usar seu link do booking é só copiar ele no navegador?? Tem algum código ou algo mais??

        Obrigada mais uma vez!!!

        Curtir

      • Cada compania aerea tem seu limite, tem que entrar no site de cada cia aerea e ver, ate porque essas coisas mudam toda hora ne.
        Sobre guarda volumes, eu nao sei, nao precisei desse servico, mas no site do aeroporto deve ter essa informacao flor!
        Sim, o link do booking eh so clicar em qualquer link do blog que ja esta valendo (no navedagor aparece aid=920556 no final do link, que eh meu numero de afiliada 🙂 )

        Curtir

  10. Olá,
    Uma dúvida no post acima, não encontrei a informação ou melhor indicação do hotel para Moalboal, estou na dúvida se é melhor ficar no “centro” de Moalboal ou se pode ser em hotéis mais afastados.
    Obrigada!

    Curtir

  11. Olá Bia,

    gostei muito do seu post, esta me ajudando muito na hora de planejar o meu itinerário. Vc sabe me dizer se tem Taxi q sai madrugada de Cebu para Moalboal? Estava querendo pegar um vôo de Manila que chegaria de madrugada em Cebu e ir direto para Moalboal para poder visitar a Kawasan Falls…será que é possível?

    Obrigada.

    Curtir

    • Eh uma viagem longa, para fazer no dia seguinte Kawasan falls talvez fique um pouco cansativo. Se tem voo chegando essa hora acho bastante provavel que tenha taxi, o problema eh se eles vao querer ir ate moalboal. Eu tentaria, mas nao contaria com isso, coloca um dia a mais caso vc nao consiga e deixa os hoteis em aberto nesses dias.

      Curtir

  12. Oi Bia,

    Gostaria de saber se é possível comprar chip de celular no aeroporto em Manila (Filipinas) e se você sabe quanto custa ou onde posso encontrar essas informações.
    Obrigada!

    Curtir

  13. Ótimas dicas e roteiro! Vou ter uma semana dividido em Cebu e El Nido, estava quase certo que ia começar em El nido, porém no dia que vou sair de lá para Cebu é véspera de natal, o voo chega por volta de 16h em Cebu…se eu reprogramar invertendo eu consigo evitar deslocamento nesse dia….qual a experiência de vocês com trânsito etc? Aconselham neste caso começar por Cebu mesmo? Estou com medo de estradas cheias congestionamentos nesse dia, principalmente em Cebu.

    Curtir

  14. Que horas sai e retorna os passeios ? consegue ver o view point no fim de algum desses passeios ou quando volta ja estar escurecendo ?
    Fizeram a mesma pergunta que eu gostaria de fazer kkkk
    vou fazer meu roteiro igual ao seu, ficou muito bom =)

    Curtir

    • Os passeios geralmente voltam no fim do dia, mas acho que rola passar no view point sim, alguns passeios voltam antes do por-do-sol 🙂 Acho que eh dificil programar, so no dia mesmo pra saber, para garantir so colocando um dia extra.

      Curtir

  15. Eu vi que teve um problema em um dia anterior por conta de um tufão. Em qual epoca do ano vc foi?
    To achando que vc foi no inverno deles, mas fora o passeio que foi cancelado e teve que fazer no outro dia não acho que teve mais problemas ou teve?

    Curtir

  16. Oiee Bia, tudo bem? Como foi seu trecho de Coron para Manila, pretendo fazer Coron como ultimo destino da viagem. Você pegou um vôo do aeroporto de Busuanga, ou voltou de barco e foi até Puerto Princesa?

    Curtir

  17. Olá Bia. Já estive com a minha esposa na Tailândia e agora pretendemos conhecer as Filipinas em Dezembro.
    Temos 14 dias úteis sem cortar o tempo de viagem para aproveitarmos. Que locais vocês sugere ara conhecermos? Vale a pena alugar carro por lá? Se puder ajudar agradeço pois quero começar a fazer o roteiro.

    Obrigado.

    Curtir

    • Ola! meu roteiro de 15 dias ficou bem legal, acho que voces podem segui-lo. Nao vale a pena alugar carro por la nao! Sao ilhas diferentes entao nao faz muito sentido. E os lugares na mesma ilha vale mais a pena contratar um transfer mesmo.

      Curtir

Deixe um comentário