Lençois Maranhenses: Atins

Como eu já tinha falado para vocês no post anterior, conhecer os Lençóis Maranhenses era um sonho de menina! Recentemente eu conheci a Rota das Emoções que é o trecho entre Jericoacoara e Barreirinhas, o meu roteiro tá todo explicadinho aqui: Rota das Emoções | De Fortaleza à São Luís em um carro 1.0

Geralmente quando se fala em Lençóis Maranhenses, as pessoas pensam em Barrerinhas, que é a maior cidade da região em tamanho e infra-estrutura. Em Barrerinhas é onde estão localizados a maioria dos hotéis e agências de turismo, de onde saem a maior parte dos passeios. Mas uma nova cidade vem despontando interesse dos turistas: a bela Atins!

Atins é uma cidade gracinha e reserva muitos atrativos!! Eu fiz o passeio para conhecer Atins saindo de Barrerinhas, optei por dormir em Atins, no entanto o passeio completo termina retornando à Barreirinhas.

Esse meu segundo passeio nos Lençóis foi então conhecer Atins e Canto do Atins, com a Lagoa Verde! Fizemos todos os passeios com a São Paulo Ecoturismo. Essa agência nos foi recomendada pela pousada( Hospedagem nos Lençóis Maranhenses: Barreirinhas e Atins | Review), e nós amamos! Empresa excelente, atendimento 24 horas, e muito solícitos. RECOMENDO!

Eu fiz a rota em dezembro, que é uma das épocas menos recomendadas pois as lagoas estão quase todas vazias.. No entanto, não se deixem levar por estas informações, os lençóis são lindos o ano inteiro! No entanto os passeios mudam de acordo com a época do ano, esse passeio que eu fiz geralmente só acontece na época de estiagem (setembro à março)!

Vou explicar um pouco o passeio. A saída do hotel é feita do hotel (09:00) e em veículo 4×4. É estilo Jardineira, mas confortável. Para chegar ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhense, é necessário atravessar o Rio Preguiças por uma balsa para acessar a trilha que  leva ao incrível vilarejo de Atins.

A viagem é feita em trilha de areia passando por dentro da natureza! São cerca de 1:30/2:00 de viagem (27 km).. Também deslumbramos parte da Morraria, nome dados pelos mais antigos moradores de Barreirinhas a esse maravilhoso monumento natural de imensas dunas.

2016-12-08-15-13-55

Ao chegarmos em Atins, desfrutamos desta pitoresca vila de pescadores, a Foz do Rio e Preguiças e a maravilhosa Praia de Atins que é praticamente deserta.

2016-12-09-10-01-25

Percorremos a pequena vila para pegarmos a trilha que nos leva ao Canto do Atins. Esse lugar abençoado é localizado entre o mar e as dunas dos Lençóis Maranhenses

2016-12-09-11-14-28

Depois de visitar o Canto do Atins seguimos de carro até o ponto que o ICMBio permite, desse ponto em diante continuamos na caminhada até a Lagoa Verde. É uma caminhadinha boa, entre 20 e 30 minutinhos mas que valem cada minuto! Essa lagoa de tom verde intenso é realmente incrível. Eu não esperava encontrar uma lagoa de águas claras essa época do ano e me surpreendi MUITO!

2016-12-09-13-10-41-3

2016-12-09-12-34-36-2

Passamos bastanteeee tempo nessa lagoa, curtindo e relaxando! A água tem temperatura maravilhosa e estava uma delícia, triste foi ter que ir embora.

Depois, voltamos ao Canto onde almoçamos. Fomos no famoso Restaurante do Sr Antonio. Essa fama se deve ao delicioso camarão grelhado servido por eles. Receita de família, onde o segredo é o tempero que é guardado a sete chaves.

camaroesseuantonioatins

Os camarões são deliciosos, mas achei o acompanhamento fraco, o pirão era pura farinha, eu pediria apenas os camarões. Na verdade delicioso é pouco, esse camarão é sem palavras, um dos melhores que já comi na vida!

Após a refeição fizemos uma pausa para descanso, a excursão nos deixou na nossa pousada ( Vila Jurará) em Atins e retornou para Barreirinhas.

Espero que tenham gostado da dica e boas viagens pra “nozes,

Bia


Mais Informações:

São Paulo Ecoturismo

Endereço:
Av. Brasília, n° 108 – Centro, Barreirinhas – MA – Brasil

Fone/FAX:
+55 (98) 3349 0079
(98) 99149 4666 (VIVO)
(98) 98837 2530 (OI)
(98) 98165 8930 (TIM)
(98) 98465 6403 (CLARO)

E-mail: atendimento@saopauloecoturismo.com

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s