Jalapão Reload – Porque a segunda vez é sempre melhor!

Parece nome de filme esse título mas nada mais é do que a verdade. Sabe quando você se apaixona por um lugar? Foi assim minha história com o Jalapão, ele é daqueles que tu gosta na primeira, se apaixona na segunda e perde a linha na terceira (medo de quando eu for lá da próxima vez hehe)! Dessa vez fiz um roteiro um pouco diferenciado, que vou compartilhar com vocês com detalhes!

Um dos motivos que mais me leva a amar o Jalapão, além das belíssimas paisagens, são as pessoas. Tivemos contato com tantas pessoas simples e de coração tão puro, esse contato é enriquecedor. Um simples elogio já era motivo para um grande sorriso! Aqui neste post também vou passar os contatos de alguns lugares que comemos e dormimos, fica de referência para quem for por conta própria.

Muiiiita gente me pergunta como ir pro Jalapão e eu sempre recomendo ir com guia, especialmente com o Manu e a Fa, da Company Ourique, fui as duas vezes com eles e meu carinho e respeito só aumenta. Pode esperar muito profissionalismo e preços justos.

Quem quiser ler o meu primeiro post sobre o Jalapão, o link é esse aqui: Jalapão – O Deserto das Águas.

Vale ressaltar que dessa segunda vez pegamos um tempo bem nublado e alguns dias de chuva e muita gente perguntou: vale a pena ir ao jalapão com chuva? Minha resposta é sim! Claro que as fotos não ficam tão lindas mas águas das cachus/fervedouros ficam bem quentinhas, não fica frio, dá para aproveitar bem!

Sem mais enrolações segue nosso roteiro. Eu gostei bastante do roteiro, conhecemos muitos lugares, e fizemos render nossos 4 dias! Eu não vou me alongar muito das descrições, poias as mesmas podem ser encontradas no meu primeiro post (link acima).

Dia 1

*Cachoeira, Cânion e Gruta Sussuapara

Primeira parada do passeio, parece feita por um paisagista! Forma um cânion belíssimo, paredões de 12 metros de altura, com  vegetação abundante e raízes suspensas por onde a água escorre, cenário belíssimo. Lá existe o costume de colocar uma pedrinha nas fendas da rocha e fazer um pedido!

2016-11-12-08-19-26

*Cachoeira da Velha

A cachu da Velha é a maior cacheira do Jalapão, com 100 metros de largura e 15 metros de altura
*Prainha do Rio Novo

Ótima parada para banho, forma uma praia natural de rio deliciosa.O plus é que p rio Novo é o maior rio de água potável do mundo!
*Pôr-do-sol nas Dunas

Dessa vez o sol não ajudou mas a vista continua linda!

As dunas tem coloração alaranjada e atingem até 40m de altura! As areias das dunas são provenientes da erosão das rochas arenosas da Serra do Espírito, que são levadas até ali pelo vento.

2016-11-12-17-51-18

Pernoite: povoado Rio Novo,residência Dona Cleuza:apto com cama, ventilador e banheiro compartilhado.

Dia 2

*Nascer do sol na Serra do Espírito Santo

Estava no nosso roteiro mas como choveu muito, acabou que não fizemos. Vale muito a pena incluir no roteiro (veja no meu post anterior). Esse passeio geralmente é cobrado a parte pelas agências (cerca de R$80), é bom verificar isso antes ( a Ourique não cobra adicional).

*Fervedouro do Ceissa (o mais famoso do Jalapão)

2016-11-13-16-29-51-2

*Fervedouro dos Buritis

Esse fervedouro eu não fui na última vez, e foi uma surpresa! Ele é muito bonito, foi o preferido da minha amiga Ju, que foi comigo na viagem.2016-11-13-14-51-21-1

*Fervedouro da Mumbuca

Fervedouro com maior pressão do jalapão, quando você pula em suas águas parece que está pulando numa cama elástica e é jogado para cima: muito divertido!

*Rio Novo

Pernoite: Fervedouro do Salto – Cabanas de Madeira (aonde temos uma bica e o Fervedouro do Salto para banho noturno)

Dia 3

*Fervedouro do Salto

Esse fervedouro foi um dos mais legais, pois ele só cabe uma pessoa “no buraquinho”, então a impressão que dá é de estar fazendo uma drenagem linfática, queria ficar lá horas rsrs

2016-11-14-08-01-24-hdr

*Cachoeira do Formiga

Uma das atrações mais famosas e belas do Jalapão, suas águas claras e azuis encantam!

2016-11-14-08-59-24DCIM129GOPRO

*Fervedouro do Buritizinho

Pra mim, o mais lindo de todos!

2016-11-14-11-25-34-1

Almoço no Restaurante Cerrado – Maria e Wilson

Gente, melhor comida do Jalapão, comida caseira, bem temperada, caprichada! Ela fez porco, peixe, frango, purêzinho de mandioca, tudo muito farto e mesmo assim não deixamos quase nada!

Av Jalapão quadra 1 lote 29 – São Félix do Tocantins – 63 3576-1047 fixo e 63 99937-2921

*Fervedouro Bela Vista

O maior fervedouro que fomos, lindo lindo lindo!

2016-11-14-16-34-04-1

No final do dia seguimos para Pousada passando pela Taboca, Cerrado menos tocado do Jalapão. Antes de pegar a estrada,  fizemos um pit stop na Fazenda Canto – Sr Irani e Sr Pedro Branco para comer uma tapioquinha e tomar um café e aguentar a longa viagem!

Pernoite: Ponte Alta na Pousada Vereda das Águas.

Dia 4

*Nascer do sol na Pedra Furada

A Pedra Furada é linda qualquer hora do dia, da última vez fui no pôr-do-sol e dessa vez no nascer, ambos as vezes, fiquei boquiaberta com tanta beleza!

2016-11-15-05-55-122016-11-15-05-56-13-12016-11-15-06-31-14-2

*Cachoeira do Soninho

Fiquei realmente impressionada com a força dessa cachoeira, MUITA água!

2016-11-15-09-17-13
*Rio Soninho

Parada pra banho.

Almoço: Ponte Alta- Pousada Águas do Jalapão .

Após o almoço voltamos para Taquaruçu para fazer  a Cachoeira da Roncadeira e Escorrega Macaco.

 Fim do Roteiro

2016-11-24-16-48-35
Nozes tudo!

Espero que tenham curtido viajar um pouquinho junto comigo através deste post e espero que já tenham colocado o Jalapão na listinha!

Boas viagens pra nozes, beijos,

Bia Molinari

3 comentários

  1. Muito bacana Bia, já estais explorando o parque em detalhes!

    O Jalapão é lindo…longo…e paradisíaco.

    Uma verdadeira oportunidade para alinhar os pensamentos e certamente os momentos são convidativos para o equilíbrio e harmonia.

    A dica é, se puder não tenha pressa!

    Curtir

  2. Oi Bia, parabéns pelo blog, mt show!
    Pretendo conhecer o Jalapão esse ano e adorei suas dicas, que estou aproveitando ao máximo. Vc pd me dar uma idéia de preço desse pcte de 04 dias que Vc contratou com a agência? Estou querendo planilhar a viagem…tks
    Ahh se puder me passar dicas de Jeri agradeço, está na lista tb rs
    Bjk

    Curtir

    • Oi Florzinha, depende muito da quantidade de dias, e escolhas que voce faz quanto a hospedagens e lugares (o jalapao e enorme). Mas na epoca paguei cerca de R$1600 (4 dias ha dois anos atras, so para voce ter uma base). O jalapao nao eh barato pois exige carros 4×4 e muito combustivel pois se passsa bastante tempo na estrada hehe, pode ser que hoje em dia que esta mais popular a concorrencia tenha feito os precos baixarem um pouco. Quanto a jeri, tem post lindo e cheiroso no blog hehe 😉 Se puder usar o link do booking do blog nas suas reservas eu agradeco. beijinho

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s