Minha viagem pelo Egito, Jordânia e Israel (com Turquia)- Introdução

Quem me acompanha pelo instagram viu que recentemente fiz uma super trip de 22 dias.

Essa viagem com certeza está no meu top 5, foi incrível! Recomendo a todos que coloquem na listinha que vale muito a pena. Foi muito legal viajar com vocês também, nunca recebi tantos inboxs e comentários, foi muito boa essa troca!!

Este post visa responder as principais perguntas que recebi pelo Insta! Vou tentar responder todas, se sobrar alguma deixem aqui nos comentários.

O meu roteiro foi: Rio- Genebra- Malta- Turquia- Egito- Jordânia-Israel- Genebra- Rio.

Genebra foi só nosso ponto de partida, não ficamos nem um dia inteiro na cidade, porque já conhecíamos e não era nosso foco. Em Malta passamos cerca de 6 dias. Istambul passamos apenas um dia pois também já conhecíamos, fomos só matar a saudade. Egito e Jordânia, 10 dias e em Israel passamos 3 dias.

Segurança

Vários me perguntaram sobre a segurança, muitos amigos queriam que eu cancelasse a viagem e me chamaram de louca. Infelizmente hoje em dia qualquer lugar é perigoso por diferentes razões.

Na Turquia estava tudo bem tranquilo, é um país que dá para viajar por conta própria, é um país bem liberal, dá para andar com roupas “ocidentais”, rola um pouco de assédio masculino mas super tolerável.

No Egito, nós ficamos com guia praticamente 100% do tempo. O Guia foi nos buscar antes de pegarmos as malas. Existe uma preocupação muito grande com a segurança do turista e todos os pontos turísticos estavam muito bem policiados. Em Abu Simbel, que é mais distante, um guarda foi no carro conosco. Eu não arriscaria ir para o Egito sem guia, já escutei histórias assustadoras. É um país rico mas tão pobre, as cidades muito mal cuidadas, com muito lixo, sem asfalto, o trânsito caótico. Eu não posso dizer que conheci o Egito, afinal saia do meu hotel 5 estrelas, entrava numa van, ia para os templos e voltava para meu hotel, não acho que isso seja conhecer um país. Mas conheci suas atrações turísticas que me deixaram completamente apaixonada. Espero voltar ao Egito um dia e espero que esteja um lugar melhor, a pobreza que vi foi de cortar o coração. Lá existe muita corrupção e a diferença social é brutal. Depois vou fazer um post exclusivo para o Egito. O assédio foi grande, muitas pessoas pedindo para tirar fotos, muitas nos perseguindo, tirando fotos escondidas, é um pouco cansativo, crianças e mulheres nós sempre tirávamos fotos mas muitos homens a gente percebia que estavam com outras intenções e era bem desagradável.

A Jordânia é bem seguro, apesar de termos contratado excursão, lá não ficávamos 10% do tempo acompanhadas, saímos para passear por Amam sozinhas, pegamos táxi e foi bem tranquilo. Eu recomendo ir de excursão, pelo conforto e praticidade, mas dá para fazer por conta própria, todos os táxis que pegamos nos ofereceram passeios, depois também vou fazer um post só para Jordânia. Assédio: insuportável. Para mim Petra foi o pior lugar em termos de assédio, a cada três passos nos ofereciam algo, entre passeio de burro, camelo, pulseiras, e eles era bem insistentes e ficavam bravos ao levar um não. na saída um grupo de rapazes enfiou a câmera na minha cara para tirar foto minha e outro ficou nos perseguindo, aumento ou diminuindo a velocidade dos passos conforme a nossa velocidade, sorte que bem nessa hora passaram uns policiais e nós fomos acompanhando eles. Eles não iam fazer nada, não iam nos agarrar ou encostar, mas só nós mulheres sabemos como é desagradável ter homens nos encarando. E não é questão de roupa, estávamos de vestido longo e sem decote e com lenço! Até no hotel ficaram encarando a gente, eu que já tava possessa perguntei se eles nunca tinham visto mulher na vida, em português mesmo, eles claro não compreenderam mas entenderam o recado. Tava super saturada.

Outro lugar em Petra, o menino ofereceu um passeio de burro nós não aceitamos, estávamos tirando fotos, ele ofereceu para tirar foto das duas nós dissemos que não, ai ele foi e entrou no meio da foto e lá ficou me olhando com cara de deboche, olha eu quase perdi as estribeiras, mas tem que ter pena, é triste ver a exploração em Petra, só crianças trabalhando e uns burros mal tratados sabe, carregando as pessoas pra cima e pra baixo, fiquei com muito dó.

Ùltimo da lista, Israel. Israel é bem seguro, inclusive a imigração costuma ser bem demorada, eles perguntam tudo mesmo, minha amiga Sâmia que tem nome árabe teve que preencher um formulário, apesar de não ter nada de árabe. Vá preparado e com todas as reservas em mãos. Lá é super bem policiado (e os policiais são uns gatinhos viu) e não tivemos problemas, dá super para ir por conta própria, mas contrate um guia para conhecer os lugares históricos, faz um mundo de diferença.

Os lugares que visitamos estão com turismo em baixa, as atrações não estavam muito cheias apesar da alta temporada, alguns estavam vazios…Os restaurantes na Turquia estavam desertos, fiquei até triste.

Agências de Turismo

 

No Egito e Jordânia fizemos o tour de 9 noites com a Memphis Tours, que super recomendamos, nos trataram como princesas, super atenciosos. Não ficamos sozinhas nem um minutinho sequer e achei que o preço compensou muito! Link da nossa excursão aqui! Nós contratamos eles aqui do Brasil, pagamos 25% do valor do passeio para a reserva e o restante quando chegamos. Sai muito mais barato contratar uma agência local, no Brasil as agências cobram uma pequena fortuna para o Egito. Vale ressaltar que todos os guias no Egito falavam português, e sério, isso tbm faz um mundo de diferença!

Eu consegui com a Memphis 5% de desconto para os meus seguidores, o que em dólar faz diferença! Tem que entrar em contato com o Islam (ele que foi meu agente de viagem e fala português) através do e-mail: amun@memphistours.com e falar que soube da memphis através do Roda Mundo (Bia Molinari). By the way eles também organizam tours em  Dubai, Oman, Turquia, Grécia, Tailândia, Índia, Vietnã…

Outra coisa que eu gostei muito deles é que eu morro de medo de excursão, detesto mesmo não poder fazer as coisas no meu tempo, gente eu tenho um blog, tiro milhõesss de fotos, e quando tem aquelas excursões super lotadas não dá tempo de tirar foto ou tem várias pessoas na foto junto com você. Na Memphis tínhamos um guia só para nós duas o tempo todo, que nos deixava super a vontade para fazer as coisas no nosso tempo, inclusive passamos quase 4 horas no bazar fazendo comprinhas (a gente não comprou quase nada mas pechinchamos a vida rsrs). Os hotéis eram todos bons, as vans novas e com ar-condicionado, tratamento VIP.<

Em Israel contratamos a Abraham Tours , fizemos dois passeios com eles: o Monte das Oliveiras e o Tour sagrado. Ambos foram ótimos! O guia era super divertido! É esquema excursão, com grupos de até 20 pessoas e é basicamente tudo a pé (só inclui um transporte de ida para o monte das Oliveiras), também não inclui as entradas.

Eles oferecem também um free tour (baseado em gorjetas) mas acho que não vale a pena, o “Holy City Tour” é bem mais completo, foram quase 5 horas andando pela cidade sagrada e passamos por todos os pontos importantes, sem guia teríamos passado batido por vários lugares.. O tour do Monte das Oliveiras também foi surpreendente, não imaginava que teria tantos lugares e histórias! O preço de ambos é cerca de 100 shekels ( aproximadamente 100 reais). Eles tem vários outros tours também, inclusive para Petra, Mar Morto, vale conferir no site, os preços são bons!

A Abraham é uma agência israelense e contratamos do Brasil mesmo por e-mail, em inglês.

Internet

Outra coisa que recebi muitas perguntas é se eu tinha comprado algum chip de internet e minha resposta é SIM. Eu comprei o chip da Easy Sim 4 U que vale MUITO a pena! Eu passei por 7 países na minha viagem, imagina comprar um chip em cada lugar? Seria caro e pouco prático. O Easy Sim funcionou 6 dos 7 países que fui (só não funcionou na Jordânia) e salvou muito. No cruzeiro que fiz pelo Nilo a internet era uma fortuna (quase 20 dólares 512 mb) e eu fiquei conectada o tempo todo com meu chip pagando um valor fixo. Vc paga pela quantidade de dias que vai utilizar e a internet é ilimitada.O valor compensa muito, qualquer operadora no Brasil você não paga menos de 30 reais por dia, recomendo de olhos fechados.

E olha que mara, acabei de conseguir um desconto de 10% pros meus seguidores! É só utilizar o código: rodamundo (e clicar em apply cupom). Mais dúvidas, falem diretamente com eles:  contato@easysim4u.com

Anúncios

10 comentários

  1. Olá Bia. tudo bem? Adorei sua viagem e dicas sobre o Egito. Estou indo para lá em janeiro e gostaria de saber quais lugares você indica para comer. Também estou fazendo os passeios pela Memphis Tour, como a agência é? Obrgada, Bia.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s