imagem O que levar para trilhas?

E ai galera roda mundo!

O post por aqui hoje vai ser um pouco diferente.. Afinal, podemos viajar muito, conhecer lugares incríveis, fazer todas as trilhas possíveis e impossíveis. Mas o que a gente faz mesmo, todo dia, várias vezes por dia é COMER. Certo?

Sim, vocês estão no blog certo! Ainda é sobre viagens, aventuras, dicas.. rs Mas explico a vocês:Eu, Luisa Côrtes, conheci a Bia num feriado que transformou a minha vida e a de muita gente! (“ficou curioso? volte lá no post sobre o Pura Vida Camp. Sou facilmente conquistada por todas as formas de aprendizado e conhecimento. Cientista do corpo, viciada em yoga e adepta à uma alimentação vegana, sou também nutricionista de formação. E é por conta disso e reverberando ainda nossa empatia e sintonia, que vim aqui dar meus pitacos “nutritivos” e agregar nesse roda mundo também!


Gente, agora é a bia haha, conheci a Luisa “Madalena” Côrtes  no Pura vida Camp e foi amor a primeira vista, admiro muito sua personalidade e também seu trabalho, gente ela é ma nutricionista bruxinha que sabe tudo dos alimentos, sempre visando a saúde e bem estar, e porque não, a estética? Sou fã mesmo e fiquei muito feliz que ela aceitou dar diquinhas pra gente por aqui, fiquem tranquilos que vem mais post por aí e espero que vcs curtam tanto como eu :*

Quem não aguentar de ansiedade por dar um pulinho no insta dela que é cheinho de dicas: Mandala Cozinha  ou pelo face: Mandala Cozinha no Face


Então nessa pegada de trilhas e caminhadas como tem sido os últimos posts… O que levar para comer?

Existem vários aspectos a serem considerados: praticidade, peso, energia, conservação/durabilidade e sim, comida saudável, por que não?!

Afinal, se você está trilhando por ai, acredito que no mínimo você se preocupe com um bom lifestyle.

Vamos por partes:

ENERGIA.

Precisamos de energia pra aguentar o ritmo, certo? E de preferência que essa energia dure até o final do percurso. Portanto, escolher alimentos que nos deem saciedade e que forneça energia de forma lenta e gradual ganham mais pontos na hora da escolha.

Mas o que dá saciedade? E o que vai me dar essa energia ao longo de toda a caminhada?

Pois eu vos digo, meus caros: alimentos com uma boa composição de gorduras e proteínas. Carboidratos, fiquemos com os complexos.

“Mas esse papo tá complexo demais pra um guia prático!” Não se preocupem, aventureiros! Fiz um glossário sobre os termos que vocês talvez não estejam tão familiarizados!

A ideia aqui não é ficar falando de nutrição em termos técnicos, mas sim, tornar o conhecimento prático, acessível e aplicável a todos.

Continuemos… Alimentos que devem entrar no checklist pra dar essa energia são:

  • Frutas secas (passas, tâmaras, damasco, figo seco, banana passa..)
  • Oleaginosas (castanha de caju, amêndoas, castanha do pará, semente de abóbora..)
  • Queijo curado, queijos processados tipo “polenguinho”

Perceba que nesse checklist também estão incluídos os quesitos praticidade, peso e conservação/durabilidade

E frutas? As ditas “duras” são mais aconselháveis por durarem mais. Não amassam e são menos perecíveis, como por exemplo maçã, goiaba, tangerina..

Banana é sempre coringa! Mas se estiver muito madura, vai virar papa no meio do caminho. Pra ocasião, prefira a do tipo “prata” e de preferência mais verdinha.

Presença quase certa nessas ocasiões são as barrinhas de cereais. São bem práticas e podem sim te dar boa dose de energia. A ressalva que faço quanto à elas é muita atenção ao escolher a marca na hora da compra. Esqueça a tabela de calorias e vá direto aos ingredientes: fuja das que tiverem açúcar e nomes estranhos na composição (que se não forem aditivos químicos -conservantes, corantes, aromatizantes- provavelmente serão variações do açúcar).

Pra quem gosta de fazer um lanche mais reforçado ou se o final da caminhada/trilha promete um pic-nic invista nos sanduíches – escolha um bom pão, de preferência integral. Delicadeza na escolha do recheio: se for muito “molhado” vai amolecer o pão, correndo o risco de azedar e ainda fazer aquela sujeira nas suas coisas. Recheios mais “enxutos” com ricota fresca, frango desfiado, atum (escorrido da lata), ovo cozido, são interessantes. Vale colorir com cenoura ralada, ervinhas frescas (cebolinha, coentro..), alho poró..

Pra finalizar, o alimento-combustível mais importante: ÁGUA. Hidratação sempre. Longas caminhadas ou muito esforço, principalmente se combinado com uma dose de sol forte, pode dar tontura, dor de cabeça, fraqueza… Não deixe os sinais de desidratação chegarem. Esteja prevenido, nao sinta sede e “molhe o bico” sempre.

É isso pessoal! Qualquer dúvida, interesse pelo tema, dicas que vocês também acrescentariam, compartilhem aqui nos comentários! Beijos! Luisa

Quer saber mais sobre a Lu? Visite suas mídias: @mandalacozinha ou Mandala – cozinha alternativa

lanchinho+trilhas+fit
Eu, bia, e meu lanchinho fit na Gávea 🙂

GLOSSÁRIO DA NUTRI

CARBOIDRATOS COMPLEXOS: são os carboidratos que tem mais fibras ou então que sejam considerados de “baixo índice glicêmico”; Por exemplo, as frutas contém fibras naturalmente na sua composição, logo podem entrar pra esse grupo. Ou então, o pessoal que é da família do inhame, aipim, batata doce, que são de baixo índice glicêmico, também se enquadram nessa.

GORDURAS BOAS: são as gorduras conhecidas como “insaturadas” (poliinsaturadas, monoinsaturadas..) as saturadas, puramente, são as advindas principalmente de produtos de origem animal. As famosas por “entupir artérias” ou “aumentar o colesterol”. Enfim, coisinhas ruins que nós não queremos, não é mesmo?

AÇÚCAR E SEUS DIFERENTES NOMES: Frutose; Xarope de (glicose de) milho; Açúcar invertido; Acúcar turbinado; Sacarose; Lactose; Maltodextrina; Extrato de malte; Amido; Polidextrose..

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s