Mergulho em Arraial do Cabo – Tudo o que você queria saber!

Continuando meu final de semana na Região dos Lagos, aproveitei a ida a Arraial para fazer mergulho de cilindro. Arraial do Cabo é considerada a “capital do mergulho” e um dos melhores pontos de mergulho do Brasil. A vida marinha lá é super rica!

Eu já mergulhei em alguns lugares e lá está entre os mais tops, muitos tipos diferentes de peixes, todos muito coloridos, muitos corais, tartarugas enormes que a gente consegue chegar bem pertinho, cavalos marinhos… Fiquei encantada!

DCIM126GOPRO
Primeira parada de mergulho: Ilha dos Porcos

Mas por que Arraial tem tanta vida?

A-ha, lá acontece um fenômeno conhecido como  ressurgência,  que ocorre como resultado da ação dos ventos aliado ao movimento de rotação da terra e a morfologia da região, provocando o afastamento das águas quentes vindos do nordeste.

Quando essas águas afastam-se da costa, há uma subida das águas frias da Corrente das Malvinas vindas do sul.

Essas águas são super geladas, o que explica o frio da água de Arraial, mas além disso, elas são ricas de nutrientes, que alimentam toda uma cadeia alimentar. A ressurgência “fertiliza o mar”.

2016-07-12 21.55.54-1

As tartarugas nascem na Bahia, mas escolhem Arraial para passar a vida, em várias épocas do ano é possível também avistar golfinhos (nós vimos uma família linda nadando pertinho do barco!) e até baleias!

DCIM100GOPROGOPR9696.

Você acha que precisa ir pro caribe ver águas azuis e transparentes, muita vida marinha e golfinhos? Nã não, tem tudo aqui pertinho! Só vou ficar devendo as águas quentinhas do Caribe porque vou falar para vocês, a água tava bem congeladinha!

Voltando ao mergulho,eu sou certificada, tenho o curso de mergulho, mas passei a maior vergonha, como fiz o curso tem quase dois anos e nunca mais mergulhei, não conseguia ajustar minha flutuabilidade, resultado, ou encalhava na areia ou ia para superfície, maior mico!

Acabou que nosso instrutor, o Marcão, um dos sócios da PL divers, teve que fazer um batismo com a gente, nos carregando pela mãozinha o tempo todo.

DCIM126GOPRO
Eu e @vazaonde sendo levados pela mãozinha

Nós escolhemos fazer o mergulho com a PL Divers, que é uma das melhores operadoras de Arraial e foi uma escolha acertadíssima! Eles são super profissionais, passaram muita segurança, o equipamento de mergulho todo novinho, a roupa de mergulho direitinha, máscara de mergulho perfeita.. Parece besteira, mas já fiz mergulho em lugais que a roupa estava toda rasgada, a máscara toda arranhada, resultado vc passava frio e aind anão enxergava nada direito.

Os sócios, Paulos e Marcos, estavam o tempo todos atentos, dando todas as explicações, achei excelente! Eles até mudaram um pouco a rota só pra chegar mais perto da família de golfinhos que estava passando. De plus, o barco ainda tem lanchinho, sanduíches, biscoitos, frutas e bolo além de bebidas liberadas, outro detalhe que faz muita diferença, pq mergulhar dá uma fommmmme rsrs

Para quem não tem certificação, o mergulho de batismo é bem tranquilo, tem uma breve palestra explicando os principais pontos e o instrutor fica o tempo todo do seu lado, controlando seu ar, sua flutuabilidade, sua respiração, não precisa ter medo, é super tranquilo e MUITO prazeroso, sério, é incrível ver a vida por outro ângulo, quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez?

O mergulho dura cerca de 40 minutinhos e custa R$190, falem que são meus seguidores e chorem um descontinho 😉

DCIM100GOPROG0099690.

Nesse dia fizemos duas paradas para mergulho. uma na Ilha dos Porcos e outra na Ilha do farol, no Anequim, ambos com muita vida!! Amei! É muito importante checar o ponto de mergulho com a operadora que você escolher, algumas levam você na Praia Grande, que tem muito menos vida (já passei por isso, não vou citar a empresa).

DCIM126GOPRO

A visibilidade no dia que fomos não estava tão boa, entre 6 e 8 metros, lá em baixo a gente tava vendo tudo mas as fotos não ficam tãoooo legais. Mas aguardem que o vídeo vai dar para ver mais a visa marinha 😉

Em breve vai sair vídeo no canal do YouTube, aguardem!!

Onde Ficar em Arraial do Cabo?

Fiquei na Pousada do Timoneiro que eu recomendo, a infraestrutura é ótima, tudo limpinho, uma super piscina, e a melhor parte: café da manhã cheio de guloseimas, sério, tinha todo dia uns 6 tipos de bolo (inclusive cuscuz cheio de leite condensado e pudim), pirei!

O primeiro post da série da Região dos Lagos foi: Ilha do Japonês e Praia das Conchas – Cabo Frio e ainda tem mais post pra sair! Espero que estejam gostando das dicas!

Beijos,

Bia

Anúncios

4 comentários

  1. […] Além das praias paradisíacas que encantam os turistas, Arraial do Cabo também está classificada como sendo um dos melhores lugares para a prática do mergulho. E se você quiser se aventurar nas águas geladas de Arraial, existem várias escolas de mergulho por lá, tornando-se o lugar perfeito para fazer o mergulho de batismo. Eu não tive essa experiência, mas se você se interessou, a Bia do blog Roda Mundo participou dessa aventura e contou tudo neste  post AQUI.  […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s