A pedra do telégrafo ficou muito famosa recentemente devido a algumas fotos simulando estar a beira de um penhasco. Sábado estive por lá e vou dar algumas dicas e impressões!
Uma das primeiras fotos por lá, que rodou o mundo foi do meu amigo Thiago do @thiagomlcorrea com a namorada, ficou mesmo incrível, atualmente tem quase 50 mil likes e saiu em vários sites internacionais:
Na verdade essa pedra que ficou famosa não é a pedra do telegrafo e sim a pedra do cavalo! A verdadeira pedra do telegrafo é um pouco mais acima, onde tem uma bandeira.
Como chegar?
A trilha sai da praia de guaratiba, e demora cerca de 40 minutinhos. Ela é bem aberta e não tem muitos obstáculos. Como é uma subidinha boa ( a pedra fica a 345m de altitude), dá para cansar mas nada de outro mundo, quando fui tinham pessoas de todas as idades!
O começo da trilha é mal indicado, pois é pelas ruas, mas os moradores sabem indicar o melhor caminho, e quando entra no trecho de trilha mesmo, a trilha passa a ser bem indicada, com placas em todos os “cruzamentos”.
Não é estritamente necessário guia, mas os mais cuidadosos podem combinar de ir com algum grupo. Geralmente não é caro e pode ser uma boa oportunidade de conhecer gente nova e se divertir 😉
É perrengue?
Vi várias pessoas compartilhando que o telégrafo estava impossível, insuportável, etc. Realmente, eu cheguei antes das 9 de um sábado e já tinha uma fila de cerca de uma hora para tirar foto na ponta da pedra, e um sol de rachar!
Mas sinceramente, todo mundo já sabe o truque… A foto é legal? É, mas não vale o esforço na minha opinião… Resultado, ficamos lá mais de duas horas tirando fotos de outros lugares, tem outros ângulos lindos além da ponta da pedra e aproveitamos bastante!


Eu super recomendo ir, lá é bastante espaçoso, dá parar tirar fotos tranquilamente e ainda tem vendedor de água/gatorade/cerveja… Quando fui não notei sujeira, as pessoas estavam trazendo seu lixo de volta, essa é sempre uma grande preocupação em trilhas “famosinhas”.
Lá tem uma pedra que dá para fazer rapel, nós levamos corda mas tem um “tio” que fica por lá e cobra 15 reais, achei super válido! O rapel é curtinho mas a foto fica top:
Outra dica, para quem fizer questão de tirar a foto na ponta da pedra, é chegar cedo pro nascer do sol. Mas para isso é importante já conhecer a trilha e levar uma lanterna, pois o comecinho é mal indicado, como já disse anteriormente. Eu tentei ir no nascer do sol um dia e não deu certo. Tentar ir um dia de semana cedinho, tipo 7/8 da manhã também creio ser uma boa pedida para escapar das filas.

Por fim, o horário do pôr do sol costuma estar menos cheio que a manhã e o vizu é irado!

Depois do telégrafo estiquei para Pedra da Tartaruga, outro lugar que eu adoro! 🙂
Descendo a Pedra do Telégrafo, tem uma árvore caída no meio da trilha (precisa abaixar para passar), logo depois tem um “cruzamento”, ali pegue o caminho da esquerda. Só seguir por uma hora e chegar na pedra da Tartaruga.
Chegando na tartaruga, a esquerda é a praia do Perigoso e a direita a praia de Búzios. Geralmente a praia de Búzios não dá para mergulhar, pois o mar é muito batido e tem muitas pedras, mas o dia que fomos, as pedras formaram várias piscininhas deliciosas:
Beijinhos,
Bia
Legal
CurtirCurtir