Como viajar “tanto”?

Hoje vou fazer um post que muita gente me pede, explicando como faço para viajar “tanto”.  Vou tentar separar em itens e elucidar as principais questões.

Como tenho “tantas” férias?

Todo mundo costuma “brincar” perguntando se eu trabalho pois na mente deles vivo de férias. Claro que no instagram posto muitas fotos antigas, então parece que viajo o ano todo, mas não é bem assim, embora que, eu viaje muito sim, e vou explicar como.

Eu tenho uma grande vantagem que é trabalhar na universidade, geralmente aqui a gente emenda os feriados, natal e ano novo, carnaval, etc. Com isso acabo fazendo muitas viagens nesses períodos, tento aproveitar todos os feriados. Mesmo quando não viajo, tento fazer atividades legais dentro da minha própria cidade, conhecer locais novos e fazer coisas diferentes.

Além disso, eu gosto de particionar minhas férias em 3 períodos de 10 dias e juntar com algum feriado para ganhar mais tempo, nem todos os empregos permitem faze isso, mas é uma boa dica particionar ao máximo, quem pode tirar férias de 5 dia ou menos vale juntar com os feriados.

Assim já consigo fazer pelo menos 5 viagens maiores ao ano, três com os períodos de férias, uma no ano novo e outra no carnaval.

Como tenho “tanto” dinheiro?

Agora, como pago essas viagens? Sendo mão de vaca! Sério, gente, sou muito! Em viagem procuro sempre os hotéis/pousadas/albergues com melhor custo-benefício, e adoro albergue, é barato e uma ótima opção para conhecer gente nova. Procuro fazer alguma refeição legal, em um restaurante bacana, mas de forma geral economizo, quando dá compro coisas no mercado e cozinho no albergue ou pulo refeições (troco por um sanduíche ou um lanche, é errado, mas eu faço). Não sou de ficar comprando muita coisa e já passei da fase de trazer lembrancinhas, nem pra minha mãe trago (eu sei, é errado também, mas ela entende).

No meu dia-a-dia também economizo, não tenho roupa de marca, não tenho carro do ano, etc. Costumo traduzir tudo em viagens: por exemplo, “po, com essa calça jeans eu pago uma passagem para fortaleza.”, e daí, quando coloco na balança, geralmente viajar ganha rs

Outra coisa, eu uso o aplicativo “passagens imperdíveis” que me avisa quando tem promoção de passagens aéreas, paguei 900 reais para ir ao México de classe executiva, 1200 reais para ir a Curaçao, vale muito a pena, e economizar na passagem faz uma super diferença! Uso também o skyscanner para pesquisar melhores preços, lá tem uma ferramenta chamada alarme que avisa quando os preços sobem/descem no trecho escolhido.

Como criar alerta no skyscanner?
Como criar alerta no skyscanner?

Além disso, ler blogs, sites como booking e trip advisor, ajudam a pesquisar e comparar preços, e assim, economizar 😉

Como tenho “tanta” cia?

Outro dia me perguntaram também como consigo companhia para viajar. Bom, eu já viajei sozinha, eu curti e faria de novo mas vou confessar que não é minha preferência, prefiro viajar com alguém para trocar impressões, é meio chato ver algo super legal e não poder falar “cara, olha aquilo ali!”. Mas também, grupos grandes as vezes é chato, cada um quer fazer alguma coisa, a galera atrasa para sair (sou muito chata com horário, sempre me estresso), uma vez li que sozinhos vamos mais rápido e juntos vamos mais longe, faz sentido. Aqui tem o post da minha amiga Lara que recentemente viajou “sozinha” pela Califórnia: Larah na Califa . Aspas pq você pode sair de casa sozinho, mas nunca fica de fato só, você vai colecionando novas amizades pelo caminho…

Bom, como já fiz três intercâmbios, tenho vários grupos de amigos e muitos espalhados pelo mundo, o que é muito legal! Por exemplo, quando fui ao México encontrei uma amiga mexicana que viajou com a gente e quando fui a Turquia também viajei com dois amigos turcos. É mágico estar em um lugar com alguém de lá, as dicas são únicas! Eu nunca fiz couch-surfing mas creio que seja uma opção legal para quem viaja sozinho, para ter cia , economizar e ter dicas de um nativo!

Fora isso, eu sou uma “se-boteira”, como diz minha amiga Rosa, se eu sei que algum amigo tá indo viajar eu já me ofereço para ir junto, mesmo que eu não conheça mais ninguém, e assim acabo conhecendo mais gente e aumentando o círculo de amizades, sempre bom né?

Por último, também viajo muito com minha família, com minhas avós, minha mãe…

Mas você que quer viajar e não tem cia, vou dar dicas:

  1. Comente com os amigos qual viagem gostaria de fazer, de repente tem alguém querendo fazer a mesma trip e você não sabe. Pode até mesmo postar algo no face ou instagram;
  2. Procure fóruns na internet, vários sites de mochileiros tem pessoas procurando cia para viagem;
  3. Se não conseguiu cia assim mesmo, se jogue e vá sozinho mas não deixe de viajar!
road trip com mamis
Viajando com a mamãe: Chapada Diamantina.
DCIM105GOPROG3526966.
Viajando em grupo: Curaçao
Bar da Rô
Viajando com a best na Bahia.
Viajando com novos amigos em Bonito
Viajando com novos amigos em Bonito

Acho que consegui explicar um pouquinho e quero saber a opinião de vocês também, como se organizam para viajar?

Esses 34 países que conheci, muitos conheci durante meus dois intercâmbios na Europa, lá é muito barato e fácil viajar! Além disso, fiz dois mochilões pela América do Sul e algumas viagens pela América central. Final de 2016 pretendo me aventurar pelo sudoeste asiático, quem pilha? Bora?

Eu depois vou fazer um post ensinando dicas para acumular milhas!

Beijinhos,

Bia

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s