Havana

O que fazer em Havana
 
Gente esse resumo de atrações fiz baseado nas dicas de amigos e minhas dicas também.  Eu acho bacana ficar por lá pelo menos dois dias inteiros. Mas se tiver mais tempo fique tranqüilo pois há muito a se ver, e se tiver menos também dá para dar uma enxugada. O mais legal nem são tanto as atrações, só andar pelas ruas já é uma experiência, a cidade respira cultura e se vê arte por toda parte. Os prédios velhos e os carros antigos também são um charme a parte. Diz-se que foi a única boa herança dos espanhóis: a arquitetura.
Segue as dicas minhas e de amigos (fiz um condensado das dicas que recebi e as minhas):
– A Cidade Velha, com prédios da época da colonização espanhola, é MUITO legal, caminhar por lá é uma delícia, a rua mais bacana é a Obispo, andamos por ela muitas vezes!!!
– O museu que mais gostamos foi o Palacio de los Capitanes Generales (Museu da Cidade no site acima), tem objetos antigos e mobílias antigos. Na época tinha uma guia que estudava português e foi mega bacana, pois ela nos explicou bastante da história de Cuba. Fez toda diferença. Mas o prédio é lindo e vale a visita de qualquer maneira.
– O Museu da Revolução tem que visitar! Tem marcas das balas no hall de quando os revolucionários invadiram o prédio. Tem MUITA coisa pra ler mas paramos só no que nos interessava.
– O Capitólio é lindo mas estava fechado para reformas qdo fomos, mas vale passar por lá!
– Perto do Capitólio tem o Paseo del Prado, que é um calçadão que leva do Capitólio até o Malecon, que é a beira mar. É bacana dar uma caminhada por lá mas só se tiverem tempo.
– Cemitério (adorei visitar, super bonito, um dos lugares mais conservados da cidade)
-Plaza de la Revolucion (parada obrigatória), lá tem que visitar a torre (Memorial a Jose Marti), tem um museu com fotos dos grande eventos que aconteceram ali e tb tem uma vista linda lá de cima (quando eu fui estava em reforma e não consegui subir)!
– Finca Vigia, onde morou o Ernest Hemingway, combinamos com um taxista (indicação do hotel) e fomos como um carro antigo.. A Finca fica a alguns bons km de Havana, não lembro bem, mas curtimos bastante.
– Canhonaço, fica na fortaleza (El Morro), do outro lado do canal, acontece às 21h e é literalmente um canhonaço, como acontecia antigamente e significava que as ‘portas da cidade’/porto estavam sendo fechadas.  Há uma apresentação curta e depois tiros de canhão, que se ouvem em boa parte da cidade. Custa 8 CUCs e o ideal é ir antes pra curtir o lugar,e ver o pôr do sol por lá, é bacana! Estava cheio e turista qdo fomos, então tentem se posicionar para ver bem a cerimônia.
– O Museu do Chocolate, é mais uma loja que um museu,  não achei tão delicioso e no dia que fomos não tinha quase nada, mas vale conhecer se tiver com tempo extra.
Onde ficar em havana
 
Ficamos na Clarita and Orlando’s House (http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g147271-d2550791-Reviews-Clarita_and_Orlando_s_House-Havana_Cuba.html) e foi tudo perfeito, super recomendo! Ficamos em um quarto que tinha uma cama de casal e uma beliche. Tinha uma vista para o mar e ar-condicionado. A filha dela tem um quarto muito bom com vista para o Malecon.
Preço: 10 cucs por pessoa (café da manhã: opções entre 3 e 5 cucs)
 
A localização não é tão perto da Havana Vieja, mas chega-se fácil com os táxis compartilhados, e pelo preço valeu muito a pena!
Onde comer e beber em havana
 
– Bodeguita del Medio
Ficou famosa por seu o lugar que Ernest Hemingway tomava seus mojitos (5 cucs). Là as paretes são cobertas de “pixações”, você pode deixar a sua também. Rola sempre música ao vivo!  Lá também tem várias fotos de famosos e celebridades mundiais que passaram por lá. O lugar também vende artesanato.
Nós almoçamos por lá, não achei a comida sensacional, mas também não era ruim, daria nota 7.
– Floridita
Ficou famoso por ser o lugar que Ernest Hemingway tomava seus daikiris (5 cucs). Lá tem uma estátua dele e sempre rola música ao vivo!
-Bianchini
Loja de doces, com doces deliciosos e super baratinhos, o mais caro acho que custa 2,5 cucs. O lugar também é uma gracinha, super vale a visita!
-Pachangueiro
Esse restaurante fica um pouco afastado do centro, fica em frente a Universidade mas tem preços ótimos, lá comemos uma lagosta grelhada deliciosa por 6,50 cucs. Mas também comemos um peixe super insosso. Acho que vale arriscar, o suco natural é estilo frozen, o de abacaxi é uma delicia!
-La Guarida
Onde filmaram ‘Morango e Chocolate’ é imperdível. O local é único, dá até um pouco de medo de chegar parece um prédio abandonado, mas a comida é maravilhosa! E se procurares nas paredes verás que até a rainha Sofia, da Espanha, já esteve por lá.
Como de locomover em Havana
 
A melhor forma de se transportar em havana é com os táxis compartilhados (os locais chamam de máquinas). Custam 10 pesos cubanos (eles podem tentar cobrar 1 cuc, ou até 5 cucs, sempre pergunte o preço antes, e explique direitinho para onde vai). Os táxis compartilhados fica escrito táxi no vidro, os táxis “normais” o letreiro escrito táxi fica acima do capô, como os do Brasil. Andamos muiiiiito de táxi compartilhado.
 
Os coco-táxis também são boas opções (rola bike-táxi também). É uma moto com um coco, onde cabem três pessoas. Eles sempre cobram uma fortuna, negocie para baixar o preço. 
 
Atenção! Do aeroporto o melhor é deixar um táxi reservado (a pessoa que vai te receber, ou seu hotel, podem fazer isso por você), o preço é tabelado: 25 cucs.
 
Lá tem aqueles ônibus turísticos de dois andares (5 cucs), mas não achei que vale a pena não.. A maioria dos lugares é em havana vieja e dá para fazer a pé. E os outros lugares, como a praça da revolução, dá para ir de táxi compartilhado ou de coco táxi. 
 
Com isso finalizo os posts sobre Cuba, mas aviso que pretendo voltar lá!!! Amei o país!
Espero que tenham curtido as dicas, beijos,
Bia
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s