Mochilão pela América do Sul: dicas da leitora!

Gente, uma das coisas que eu mais gosto no Instagram é a facilidade de interação! Outro dia uma seguidora comentou que estava indo para América do Sul e uma outra seguidora respondeu que tinha o roteiro com dicas. Eu me meti na conversa e pedi uma cópia para dividir aqui com vocês. O meu roteiro da América do Sul é um dos mais procurados, todo mundo me pede dicas. Eu fui em 2011 então é bom ter algo mais atual e com um ponto de vista diferente, um roteiro diferente, etc. Eu comecei do peru e fui descendo, já a Natasha Lauletta fez o caminho inverso!
Segue o roteiro com dicas dela. Natasha (@natashalauletta), muito obrigada por compartilhar seu roteiro comigo e com os leitores aqui do blog!
A Nat fez o roteiro dela em 35 dias com o namorado. Os preços aqui expostos são individuais. Seguem as dicas e roteiro:
Levar: carteira de estudante internacional – ISIC (vários descontos). Se possível levar todo o dinheiro em espécie (dólar é mais valorizado, quando eu fui: 1 dolar – 3 soles e 1 dolar – 620 pesos chilenos / 1 real – 0,90 soles e 1 real – entre 210 e 230 pesos chilenos)
Bia: Gente total vale essa dica, eu fui confiando em cartão e o meu não funcionou nem no Peru nem na Bolívia, só funcionou no Chile! E o cartão da minha mãe que eu Levi só podia sacar 200 dólares, ou seja, total perrengue!! Sorte que a Lu tinha um cartão que funcionava e me sustentou!
Dicas: Tentar sempre fazer viagens noturnas para otimizar o tempo.
Negociar com taxistas SEMPRE (se possível perguntar para alguém, antes de pegar o taxi, quanto ele sai do lugar X para o Y – taxis são baratos no Peru).
Negociar SEMPRE antes de comprar lembranças.
Melhores empresas de ônibus no Peru: Cruz Del Sur e Excluciva.           TOMAR CUIDADO! Tem algumas empresas que roubam as bagagens dos passageiros, melhor pagar um pouco mais caro e ir com segurança. Essas empresas acima são muito confortáveis (alguns ônibus tem cama de 180 graus).
Bia: Gente total vale essa dica, número dois, eu contei no meu post que na minha trip na Bolívia, o ônibus deixou a gente no meio da estrada!!!! Enquanto atravessávamos o Titicaca ele não esperou os passageiros e foi embora com as nossas malas. Quase certeza que era golpe, só não funcionou pq conhecemos uns brasileiros dentro do bus e eles chamaram a polícia, quando o ônibus chegou, e os policiais ficaram com as nossas malas até chegarmos.
CHILE
Transfer Calama/ SPA: 20 dólares (é o preço)
San Pedro de Atacama (5 noites e 6 dias):
Hospedagem: Casa EcoExplor (ameeei esse albergue, muito bom o clima –fica a 5 inutos do centro e tem quarto compartilhado) – 150 dólares para cada um por um quarto privado com banheiro compartilhado. Reservei pelo booking.
Alimentação: não lembro exatamente quanto gastei, mas é uma cidade cara. Compre em armazéns, pois o albergue tem boa cozinha. Vale a pena comer fora uns dois dias para conhecer os bares/restaurantes.
Diversão: SEMPRE PEDIR DESCONTO, principalmente ao fechar tudo com uma agência.
Pagamos 55.000 pesos chilenos pelos passeios a seguir (fizemos pela Desert Adventures, me arrependi de não fazer todos com ela):
Valle de La Luna e Valle de La Muerte: Muito bom, um dos passeios que mais gostei.
Caminhada por Guatin/ Punta del Inca: não fui
Geiseres de Tatio/ Termas de Puritama: é um frio da porra! Pegamos temperatura negativa, pois saem para nos buscar às 04:00 da manhã.
Salar do Atacama: inclui as Lagunas Altiplánicas. Imperdível!!!
Pagamos 60.000 pesos chilenos pelos passeios a seguir:
Laguna Cejar e Laguna Tebiquinche. Quando fomos, estavam cobrando uma entrada caríssima e fomos à outra “lagoa de sal” (Lagunas escondidas). Vale muito também! Visual lindo, além da experiência incrível de não afundar na água.
Salar de Talar/ Salar de Tara: é um ótimo passeio, mas pegamos outra agência diferente das que fizemos os outros passeios e não gostamos. 50.000 pesos chilenos
Pucara de Quitor: ir de bike
Tour quatro dias de ida e volta Uyuni – SPA: FAÇAM PELA WORLD WHITE TRAVEL (INICIO DA RUA CARACOLES) ou Cordillera Travller (também muito indicada. Preço: 120.000 pesos chilenos (para 4 dias e 3 noites) – 500 reais. Tudo incluído (lugar para dormir e refeições). Se fizer o de três dias para continuar na Bolívia é mais barato: 90.000 pesos chilenos.
Ônibus SPA – Arica (9 horas de bus): sai direto de SPA – 100 reais
Arica(2 dias e uma noite)
Hospedagem: um albergue de mochileiros, perto da praia e à 10 minutos da rodoviária (achamos pelo hostalworld.com) – 18 dólares
Diversão: Tour passando por Putre, Parinacota e Parque Nacional de Lauca –  25.000 pesos chilenos
Ônibus Arica – Tacna: vale mais a pena chegar na rodoviária e rachar um taxi com outras pessoas (sai 10 soles peruanos para cada), pois evita tanta burocracia na fronteira. Apenas 1 hora.
Ônibus Tacna – Arequipa: ao chegar na rodoviária de Tacna ganhamos duas horas (Peru tem fuso diferente) e já compramos a passagem para Arequipa pela empresa Flores. Fomos a um shopping comer (estava com muita fome, a rodoviária é horrível, mas o táxi pra ir e voltar foi barato – 5 soles). Passagem – 25 soles
PERU
Arequipa(3 dias e duas noites)
Hospedagem: Hostal Le Foyer (muito bom, ficamos em quarto privado com banheiro, mas tem compartilhado). 30 dólares
Diversão: NÃO FAÇAM CITY TOUR (FURADA!!!!)
Canõn Del colca – 45 soles (normal é 50, mas consegui por 45!) + 45 de entrada do parque. Quem gosta de trekking pode ir caminhando até lá – 2 dias e uma noite.
Monastelio Santa Catalina – 35 soles.  Parecer caro, mas vale a pena. Pagamos um guia lá dentro 20 soles o total também achamos que valeu a pena.
Não deixe de ir na Biblioteca do Mario Vargas Llosa (quase na esquina com o Le Foyer) e no mercado São Camilo (comprei um casaco peruano muito fofo por lá).
Alimentação: se possível, comer no Zíngaro (perto do albergue)
Ônibus / Arequipa: 65 soles, pois era uma época festiva em Puno.
Puno (2 dias e 1 noite)
Hospedagem: Hotel Julio Cesar – 25 dolares (dá pra conseguir mais barato, mas estava cansada e queria um pouco de conforto).
Alimentação: Colocar no tripadvisor, um bom restaurante de pizza.
Diversão: Conhecer a cidade e o arco Destua no primeiro dia.
Fechamos um tour com a agência melhor recomendada no Tripadvisor para conhecer a Ilha Uros e Taquile. 60 soles (com a entrada para as ilhas já paga). Vale muito a pena, amei o lago tititaca. Em compensação a cidade de puno parece uma favela!
Ônibus Puno / Cusco (7 hs e meia):  60 soles
Cusco (3 dias, intercalando com Aguas Calientes, depois voltar e ficar mais 3 dias, pelo menos. Em AC ficar um dia, dormir e ir para MP, voltando à tarde/noite para Cusco.
Hospedagem: PARIWANA!!!! Muito bom, tem muito mochileiro e festinhas à noite.
Diversão: Boleto Turistico: passe para 16 atrações (ruinas, igrejas e museus). S/. 70 com carteira de estudante.
Entrada para Catedral: 13 soles. Vale a pena!
Vale fazer o city tour, mas, se possível fazer os passeios independentes com algum taxi, fechando um preço. Bem melhor que andar em excursão com tempo contado.
Passeio ao Valle Sagrado, mesmo esquema que falei do city tour. As entradas estão incluídas no boleto.
Tem outros lugares “perdidos” ou belos ao redor de Cusco que vale se informar, como não ficamos muito tempo, não deu par conhecer tudo. Há muitas trilhas, além da trilha inca.
IDA PARA AGUAS CALIENTES:
Há 2 formas tradicionais para se chegar a Aguas Calientes (povoado base para seguir a MP): trem e trilha inca, porém os dois são caros. A Trilha inca custa uma média de 200 dolares incluindo a refeição dos 4 dias e três noites de trilha, já que é obrigatório estar acompanhado de guia. O Trem custa em média uns 140 dolares para ir e voltar.
Meio alternativo mais baratoàir até o povoado de Santa Teresa (2 horas de Cuzco). Andar pela trilha da hidrelétrica (vai seguindo a linha do trem). 3 horas de caminhada. Para voltar: caminho reverso.
Aguas Calientes/ MP
Diversão: Águas termais de AC (6 soles).
Entrada para MP custa 128 soles ou 64 para estudantes. Guias na entrada do parque – 20 soles mais ou menos. Comprar o ingress no site ( www.machupicchu.gob.pe ). Lembrar de comprar ingresso a mais para montanha Huayna Picchu, comprar o de 10-11hs da manhã (levamos 1 hora e 15 subindo – estava chovendo). Se for mais aventureiro compre ingresso para montanha de MachuPicchu (dizem que são 2 horas subindo). Você compra o ingresso para as montanhas quando compra o ingresso para o parque de MP (é um adicional no preço). VALE MUITO A PENA!!!!! Dá para ver o parque todo de cima!!! Se for em alta temporada (junho – julho), melhor comprar com antecedência.
Ônibus Cusco/Nazca: 120 reais pela Excluciva (ônibus – cama). 12 horas até lá, mas tinha TV com filmes legais em cada cadeira. Nazca não tem rodoviária, então fique ligado para ter aonde ir quando chegar na cidade.
Nazca(1 dia – fazer passeio e ir embora)
Diversão: o avião, na baixa temporada quando eu fui, custava 100 dolares para fazer o sobrevôo das linhas (não tinha esse dindin) e caímos na furada de fazer o passeio de carro e observar as linhas dos mirantes (não achei que valeu a pena, pois vimos pouco e foi caro). Meu conselho: só vá pra nazca se tiver dindin pra sobrevoar as linhas.
Passagem: 10 soles empresa Flores
Ica (ficamos 3 dias e duas noites, relaxando. Chegamos a tarde no primeiro dia e fomos embora no terceiro dia pela manhã).
Hospedagem: Hostal Sand and Lake – indicado pela amiga do Daniel –, ficamos em um perto deste que não curtimos (banheiro abaixo do nível aceitável de limpeza, hahaha).
Diversão: Oásis Hucachina (passeio de bugue + sandboard 45 soles).
Para quem quiser também pode conhecer as Islas Ballestas, dá pra comprar o passeio de Ica, mas não fizemos.
Passagem a Lima: Cruz Del Sur – 40 soles
Lima (4 dias e 3 noites)
Hospedagem: PARIWANA!!!!! É ainda melhor que em Cuzco, galera fica muito no albergue. Foram uns dias para descansar e curtir. A noite tinham festas, fizemos muitas amizades e o albergue tem um bar barato para comer e bebes, além de ser bem localizado: MIRAFLORES. Ficamos em quarto compartilhado com banheiro dentro do quarto, mas há opções mais econômicas. 45 soles a diária. 135 para três dias. Minha conta deu 200 soles no albergue almoçando todos os dias lá e bebendo pela noite.
Bia: Tb fiquei no Pariwana e super curti!
Diversão: Shopping Larcomar, o parque Kennedy, tudo isso em MiraFlores. Centro Histórico da Cidade. Museu São Francisco. Casa da Literatura Peruana. Parque das Aguas. Parque Del Amor. Parque dos Gatos. Paseo Colón. Museo Del Convento de San Francisco. El Baarranco (bons lugares para comer). Ponte dos Suspiros. Sítio Arqueológico de Pachamac.
Passagem para Huaraz: Cruz del Sur 50 soles (8 horas)
Huaraz (5 dias e 4 noites)
Hospedagem: Akilpo, MUITO BOM!!!!! Ficamos em quarto privado com banheiro privado 100 soles
Alimentação: Não deixar de ir na MI COMEDIA PIZZARIA (MELHOR PIZZA QUE EU JÁ COMI NA VIDA – bom custo/ benefício – comi três vezes lá) e café andino.
Diversão: Chavin de Huantar – povoado pré-inca, vale a pena
Laguna 69 – trekking de um dia pelo parque Nacional de Huascarán. Pesadinho, é bom estar aclimatado. Sai de 3.500 e chega aos 4.500 metros acima do nível do mar. NAO COMAM PÃO COM OVO OU QUALQUER COISA NA PARADA QUE TEM A CAMINHO DO PARQUE!!!!
Nevado Pastoruri – vale a pena, 5.000 metros acima do nível do mar.
Trekking Santa Cruz – gostaria de ter feito, mas não tive tempo. 4 dias e tres noites de trekking, muito mais barato que a trilha inca e uma paisagem bizarra! Por lá tem varios trekkings e campos bases legais para quem gosta.
Trujillo (2 dias e 1 noite)
Infelizmente não conseguimos conhecer nada, pois passamos mal e ficamos no hospital, mas é uma cidade acolhedora e todos dizem valer a pena!
Diversão:
Huanchaco (corrida de Táxi- 12 reais) + Plaza de Armas e hotel para descansar.
Cidade de Barro, conecida como Chan Chan (Ir de ônibus (1,60 reais) + 25 reais, inclui guia e entradas) + Huaca la Esmeralda (a mais chata) + Huaca Del Dragón (+ interessante que a anterior) ou Huaca de la Luna.
FIM DA VIAGEM =(
Gente, espero que tenham gostado das dicas da Natasha, eu amei!! Achei super completinho e ela foi a lugares que não fui, preciso voltar e incluir equador tb! Obrigada novamente Nat.