Barra Grande

Continuando o roteiro do Réveillon na Bahia…

Barra grande é ainda mais encantadora que Itacaré, uma energia única, uma leveza no ar, passei esses dias sem me preocupar com absolutamente nada, só paz e amorDia 08 (01/01): Itacaré – Barra Grande

Dia 01 chegamos da festa cerca de 09 da manhã, tomamos café na pousada e seguimos viradas para Camamu. Fomos de transfer e pagamos 100 reais (50 cada uma). Em Camamu pegamos a lancha rápida (R$30) para Barra Grande, sai a cada meia-hora em alta temporada.
A gente chegou no Porto, e a cidade tava um caos. Resolvemos dar uma de espertas e fomos andando com as malas de rodinha pelas ruas de areia, que erro! a gente chegou na pousada acabadas, suadas, e as malas podres. Não faça como nós e pague um menino p carregar as malas com um carrinho de mão.
Passado o primeiro trauma, fomos para praia, caminhamos para o sul passando pela Ponta do Mutá, Praias dos três coqueiros e Bombaça. Lindas, dependendo da maré, se formam piscinas naturais que parecem piscinas de borda infinita sabe? Um sonho! Vimos o pôr do sol no Deck, super legal!Dia 09 (02/01): Itacaré – Barra Grande
Esse dia fizemos o passeio furada! Pegamos o passeio de escuna para as três ilhas. As ilhas de Sapinho, Goió e Pedra Furada. As ilhas são lindas, o problema é que a escuna estava muito cheia, tinha gente em pé na sombra! E chegam várias escunas na mesma hora nas mesmas ilhas, ou seja: lotação máxima! A melhor praia foi a do Goió, onde o pessoal almoçou, como eu e Dinha não almoçamos ficamos com uma praia só para gente, uma delícia! Na ilha da Pedra Furada tá para tomar um banho de argila, bem legal, saímos branquinhas e hidratadas, o menino disse que tira até gordurinhas localizadas rsrs  O passeio é furada em super alta estação como fomos e de escuna, eu recomendaria fazer em barcos menores, que dá para fazer seu roteiro, alguns vão até uma cacheoira, pode entrar no mangue, deve ser mais interessante! Nós pagamos R$30 na escuna (eles cobram R$40, negocie!)

Barra Grande

Dia 10 (03/01): Itacaré – Barra Grande
Nosso segundo dia decidimos conhecer um pouco o outro lado, e fomos até o rio Carapitangui. A foz é linda, forma uns bancos de areia, parece que se está caminhando sobre as águas pela manhã. Passamos o dia no bar da Rô, almoçamos por lá, fizemos SUP ( R$30 1/2 horas e R$50 1 hora), e depois ficamos no rio mesmo, tomando uma breja, vimos o sol se por e fomos os últimos a sair do restaurante (encontramos umas mineiras uns paulistas, ficou um grupão) mais de 8 da noite..Esse dia foi super tranquilo e gostoso, estava mega feliz!

Dia 11 (04/01): Itacaré – Barra Grande
Deixamos para alugar o quadriciclo no último dia útil, para conseguir um preço melhor, pagamos R$200 na diária mais R$30 de gasosa (foi muito, lá você abastece antes). Eles chegavam a cobrar R$280, mas em baixa estação chega a R$150. O roteiro que fizemos e recomendo foi: Taipus de Fora (tem que ver o horário da maré e chegar antes que ela suba para pegar as piscinas naturais, nós nos atrasamos :/ ), lá dá para alugar snorkel e pé de pato (10 cada). De lá seguimos para a Lagoa azul, que é bonitinha mas nada demais e depois para a lagoa do Cassange que é maior e tem uma boa estrutura, de um lado a lagoa, do outro uma praia deserta, bom demais, e o bar ainda tem pastel! nham! De lá seguimos para o Farol que tem uma belíssima vista para toda a península. Por último seguimos atéa Ponta do Mutá onde vimos um lindo pôr do sol, top!!

Dia 12 (05/01): Itacaré – Barra Grande
Nosso último dia foi só de viagem, acordamos cedo e pegamos o transfer para Ilhéus, como nosso vôo era no começo da tarde achamos melhor não arriscar, pagamos R$350, saindo de Camamu o valor cai para R$200 vale a pena para quem tem mais tempo…

Outros Passeios que queríamos ter feito:
– Boipeba e Moreré (que aliás acho que merece alguns dias só para conhecer esta região)
– Fazer mergulho (tem opção de mergulho noturno para quem é certificado PADI)

Dicas
Hospedagem
Pousada Pau Brasil
É uma pousada simples, os donos são super atenciosos, o café da manhã é bom, o custo benefício vale a pena!

Restaurantes
Zene
Disseram que era o melhor, e realmente não tenho o que reclamar, ambiente acolhedor, atendimento super e a comida, ah a comida, de comer rezando!!! Pedimos o camarão pistola no coco verde, com pedacinhos de coco e arroz branco. Custou R$80 e valeu muiiiiiito a pena, é super bem servido, comemos até nos fartar! Me deu vontade de provar um a moda da zene com fruta pão!Bar da Rô
O bar da Rô é um dos points para ver o pôr do sol. É possível passar o dia todo lá, como passamos, curtir o rio, almoçar, dá para alugar pranchas de sup ( R$30 1/2 horas e R$50 1 hora) e ficar até o sunset que é inesquecível! Comemos um risoto de camarão que estava gostoso, custou R$100. Eu queria comer a lagosta, que me disseram que era delicia mas no dia que fomos estava em falta,  custa R$150 para duas pessoas. Mas acho que a boa lá é petiscar, tem polvo, lula, camarão…

Bar da Rô

Deck
Outro ponto para ver o sunset, nessa época estava tendo show todo dia, música tranquila, galera na areia, ambiente bem bacana! Não comi nada, mas me disseram que tem uns drinks bacanas!

Nos recomendaram também a creperia francesa que tem lá mas todos os dias que tentamos ir estava cheio!

Não comer: Receitas da Maria. Pedimos peixe e veio um peixe frito requentado, horrível, péssimo, terrível!Night
De night fomos no Café de la Musique, que eu sinceramente não gostei, é balada de música eletrônica, começa 3 da manhã e só acaba com sol alto, não faz meu perfil. Fomos também no Café do Mar, que rola música brasileira, bem legal. Além disso, tem o Santo Forte, que rola um forró, mas não conhecemos.

Na cidade tem uma praça que é uma espécie de praça de alimentação, com muitos restaurantes, em alta temporada tava rolando show todo dia. O centrinho de Barra Grande tem muito artesanato, lojinhas, bacana!

***
Bom é isso, roteirinho rapidinho resumo dos nossos dias na Bahia. A viagem foi muito mais que atividades, o bom de viajar em dupla é que se fica muito mais aberto, conhecemos muita gente nova, todo dia fazíamos amizades, a galera toda numa vibe bacana, espero que algumas amizades durem além do verão.