De carro pela França com mamãe!

Minha mãe é apaixonada pela França, ela estudou Português/Francês na graduação e o sonho da vida dela era conhecer a França.
Finalmente ela realizou este sonho em abril de 2013 e foi muito bom estar do lado dela ajudando-a à realizar este sonho! Ela chorou a trip inteira rs.. Montamos um roteiro bem legal, e queria compartilhar com vocês! Ainda falta muita coisa da França para visitar, é um país riquíssimo e com muito a ver, mas conseguimos aproveitar bem os dias disponíveis! 😀
Fizemos o roteiro de carro, que alugamos em Paris. Eu amo viajar de carro, ele permite parar em qualquer lugar e dá muito mais flexibilidade ao roteiro! Conhecemos cada cidadezinha anã, castelos abandonados pela estrada e muito mais…
Roteiro:
Dia 1: Chegada a Paris
Nosso hostel ficava Próximo à Sacre-coeur e aproveitamos para conhecê-la e dar uma voltinha por Montmartre.
Dia 2 e 3: Mont Saint Michel (com Givery, Cancale e Saint-Malo)
Alugamos um carro e fomos em direção ao Mont Saint Michel, passando por Giverny, visitamos a casa onde Monet morou, que tem jardins belíssimos e alguns quadros do pintor. Fica cerca de 1/1:30 de Paris e vale muito a visita!

No dia seguinte fomos conhecer o Mont Saint Michel, conseguimos conhecê-lo numa manhã. Minha mãe chorou rios, era um dos lugares que ela mais sonhava em conhecer na França (mais que a torre Eiffel) e ela se emocionou, realmente é único e belíssimo! De tarde fomos para Cancale e Saint-Malo, cidadezinhas liiindas!
mont+saint+michel
Dia 4 e 5: Vale do Loire
Na manhã do quarto dia fomos em direção ao Vale do Loire, a região dos castelos. Montamos base na cidade de Amboise.

Conhecemos os castelos de Amboise, Chenonceau (o mais bonito para mim), Chambord e Villandry. Esses são os principais digamos assim mas existem muitos outros que o tempo não permitiu conhecer.

Na tarde do quinto dia fomos em direção a Cassis onde pernoitamos.
Dia  6: Cassis
Cassis foi um dos poucos lugares que eu queria conhecer e não minha mãe, ela preferia ir à Marseille mas acabou se encantando com Cassis. A primeira vez que se vê o mediterrâneo é incrível! O mar azulzinhoooo é lindo demais!

Lá pegamos um passeio de barco (atenção aos horários) para conhecer as calanques, que é um passeio lindíssimo! Como estava frio não deu para mergulhar mas na época de verão acho que vale a pena fazer a trilha por terra e ver as calanques de um outro ângulo.

No mesmo dia após o passeio de carro fomos em direção à Provence!
Dia 7,8 e 9: Provence ( com Gorges du verdon)
Fizemos base em Moustiers St. Marie, que fica na borda do “ Gorges du Verdon” e é uma cidade encantadora! Super recomendo fazer base por lá!

Fomos conhecer o Gorges que é belíssimo, vistas incríveis, pena que estava frio, durante o verão é possível fazer caiaque. Também passeamos pelas cidades da Provence. Infelizmente a época que fomos os campos de lavanda ainda não estavam no auge, mas foi lindo ainda sim 😀
Dia 10: Paris
Esse dia foi super pesado, passamos o dia na estrada retornando a Paris. Foi o maior perrengue pois tinha que entregar o carro até as 22 horas, nem almoçamos, mas deu certo!
Dia 11: Retorno Paris-Rio
Só tive um dia em Paris, como já conhecia para mim foi suficiente. Minha mãe ainda passou dois dias em Paris, eu não fiz questão de ficar mais pois eu já conhecia, mas quem não conhece recomendo ficar no mínimo 4 dias! 🙂

Eu fiz com minha mãe uma walking tour, passamos pela Champs Elisee, Arco do triunfo, Torre Eiffel (passando por trocadero onde tem a melhor vista para a torre), fomos andando pelo Sena passando pela ponte Alexandre III, Petit e Grand Palais, Orsay, jardim das tuileries até o Louvre. Eu gosto de ir até a Notre-Dame mas nesse dia não tive tempo hehe Fica a dica de conhecer os jardins de Luxemburgo também e claro entrar no Louvre, no Orsay e subir na torre!
Dicas:
 – Não faça como nós, invista num bom GPS. Nosso GPS vivia deixando a gente na mão, acabou que compramos um mapa de papel e viajamos assim um bom tempo, sem contar as mil paradas para pedir informação no meio da rua rsrs Hj em dia eu acho que vale a pena comprar um chip com pacote de dados e usar o waze no celular! Mil vezes a gente brigou e se estressou por não conseguir chegar no lugar certo de primeira, e no frio as ruas ficam vazias e não tinha nem ninguém para perguntar, bem tenso!
– Cuidado com a velocidade, recebemos uma multa um ano após ter devolvido o carro! 45 euros  😦
     Dicas de Hospedagem:
Ficamos em muitos Chambres d’hôtes, que nada mais é que B&B em francês. É um esquema ótimo, ficamos em lugares ótimos, sai mais barato que hotel e com muito conforto, perfeito para quem não quer ficar em albergue mas quer economizar. P.s Eu amo albergue mas em paris ficamos em um e foi maior perrengue pois minha mãe não consegue subir na beliche e não tinha nenhuma “underbed” disponível :/ Eu uso o booking ou o hostelbookers para fazer minhas reservas 🙂
Paris: Village Hostel (muito bom!!!) – 23 euros pppn
St. Michel: Au Bon Accueil (localização é meio perrengue mas é ótimo, o melhor da viagem!) – 28 euros pppn
Amboise: La Grille Dorée (bom mas nada excepcional) – 32 euros pppn
Cassis: Santa Gusta Motel (razoável…) – 22 euros pppn
Moustiers. St. Marie: Chambre d’Hôtes L’Odalyre (bem bom!) – 33 euros pppn

Paris: Smart Place Paris (bom, ambiente mais jovem!) – 30 euros pppn

Dicas de Aluguel de carro
Eu geralmente uso o rentalcars.com pára buscar o melhor preço e ai faço a reserva direto no site. Nessa viagem aluguei com a Citer e foi 233 dolares os 10 dias, ou seja bem barato. Acabei lá pagando um pouco mais caro, acho que 30 euros por um carro a diesel que vale a pena para quem vai fazer longas viagens. 

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s