Queima das Fitas

Eu postei uma foto no Instagram/ Face escrito “Queima!!” e muitas piadinhas depois e o pessoal me perguntando o que era decidi fazer esse post.
A tradição académica da Queima das Fitas é uma semana festiva que acontece todos os anos nas Universidades de Portugal e teve sua origem na Universidade de Coimbra. Entre diversas atividades, estão a serenata estudantil, os concertos musicais e o cortejo académico.
O cortejo é  um desfile dos alunos e existem carros alegóricos das universidades, onde vão alguns Fitados (cada ano de faculdade se ganha uma nova fita e no último ano, os finalistas recebem na “Imposição de Insígnias” uma cartola e uma bengala nas cores da instituição que é passada para pessoa com três bengaladas na cabeça). No dia do cortejo, os caloiros, ao passarem pela tribuna, deixam de ser caloiros e passam a pastranos.
Aqui durante todo o primeiro ano acadêmico os caloiros passam pela Praxe, que é o trote acadêmico, mas que ao invés de durar uma semana dura um ano. Eu pessoalmente não curto pq existem muitos abusos, esse ano já soube de algumas mortes que aconteceram durante a praxe por conta de “brincadeiras”.
Os participantes no cortejo usam traje académico, exceto para os caloiros que só ganham o direito de usar o traje após a Queima. O traje acadêmico é o que conhecemos como roupas de Harry Potter.
É basicamente isso, na prática é “carnaval”. O evento mais esperado do ano. Os caloiros deixam de ser caloiros, os finalistas se formando, é uma grande festa! Existe um lugar chamado queimódromo (gigante!) que é aonde acontecem os shows e espetáculos que acontecem nesta semana. No queimódromo existem várias barraquinhas vendendo bebida bem barata e tem música também, tem o palco de música eletrônica, o palco principal, tem alguns brinquedos de parque de diversão, banheiros químicos, é tudo muito organizado! Me surpreendi. Além disso, a programação é bem boa! Eu por enquanto só fui um dia que teve o show do Nicky Romero. E foi muiiiiiiiiito legal! O show foi ótimo, a energia tava boa… Para entrar pagamos 9 euros, achei bem bom o valor.
Bom, pode ser que tenha algumas cosias não tenham ficado claras na explicação, mas entender a queima e tentar explicar é bem difícil! São muitas etapas, muitos detalhes que acho que nunca vou entender completamente, mas o resumo do resumo é um ritual de passagem. Quase que como uma “festa de formatura” por ano, mas uma grande festa com a cidade toda, incrível né?
Agora fotos 🙂
Do cortejo (fotos do amigo Lucas Marcon):

Do queimódromo:

p.s Amigos portugueses (e quem quiser rs) sintam-se a vontade para me corrigir e acrescentar! 😀

Mais fotos no meu instagram (roda_mundo) e na minha página do face: Roda Mundo

Beijos, 
Bi
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s