Izmir, Ephesus e Sirince

Continuando o diário da viagem para turquia. Textos anteriores: Istambul, Istambul- 2Capadócia e Pamukkale.

Nosso dia começou tarde, fomos tomar café da manhã na torre do elevador em Izmir mesmo, lá tem uma vista linda para cidade, adoramos! Experimentei o famoso café turco, mas não gostei muito, mas também porque fiz besteira (mexi) e achei que ficou com gosto de pó de café, meio de serragem… Acabei optando pelo velho e bom chocolate quente! 😀

O café da manhã turco, é bem diferente do nosso: Pepinos, tomate, azeitonas.. Pedimos um bom e velho misto quente e de lá fomos para Ephesus!
Informação:Durante o período romano, foi por muitos anos a segunda maior cidade do Império Romano, apenas atrás de Roma, a capital do império. A cidade era célebre pelo Templo de Ártemis, construído por volta de 550 a.C., uma das Sete Maravilhas do Mundo. O templo foi destruído, juntamente com muitos outros edifícios, em 401 d.C. Éfeso foi uma das Sete Igrejas da Ásia citadas no livro bíblico do Apocalipse. Em Éfeso existia um dos maiores teatros do mundo, com capacidade para 25 milhares de espectadores, lá surgiram as condições para uma mudança fundamental no pensamento do Ocidente, sendo Éfeso e Mileto, considerados berços da filosofia.
 
Amamos! Fomos às antigas casas de banho, à antiga biblioteca (que tinha uma passagem para a casa das primas), templos, o teatro.. Sem palavras, lindíssimo!

 

De lá fomos a Casa de Virgem Maria.
Informação: Segundo a Bíblia, ao ser crucificado, Jesus pediu a São João Evangelista para cuidar de sua mãe. Assim, João trouxe Maria para Éfeso em 37 d.C., onde ela passou o resto de sua vida, numa modesta casa de pedras. A casa foi oficialmente declarada Igreja Católica Romana em 1896 e desde então tornou-se local de peregrinação de cristãos e muçulmanos, além de peregrinos de vários outros cultos. Visitaram o local: em 1967, o Papa Paulo VI; em 1979, o Papa João Paulo II e em 2006, o Papa Benedicto XVI.
 
É um lugar mágico, me senti em paz e agradeci muito a Deus essa linda oportunidade. Lá tem uma parede de desejos onde deixei meu pedido, e no coração muita gratidão.
Última parada: Sirince!
Sirince significa ‘charmosa’ em turco. E é mesmo! Chegamos lá no começo da noite, andamos pelas ruazinhas encantadoras e fomos jantar em um restaurante exatamente assim: charmoso. Com uma bela vista para as montanhas e em um pátio cheio de árvores frutíferas.
O jantar foi maravilhoso, várias comidinhas turcas que eu estou apaixonada! Inclusive tinha um carneiro, quem me conhece sabe, sou doida por carneiro, comi o meu, o do Atabey e o da Sami e sai com fama de gordinha rsrs
Eu e Sami comemos com suco de laranja, mas na Turquia é muito típico o Ayran, que é basicamente um iogurte salgado. Achei super estranho o sabor ainda mais para acompanhar a comida, mas eles adoram! A cidade também é famosa pelos vinhos de frutas, tem vinho de melão, de amora, cereja, vários sabores. Fiz prova de todos, é bem diferente, gostei!

 

 

 

Retornamos e dormimos em Izmir. No dia seguinte fomos a um bazar em Izmir mesmo, demos umas voltas pela cidade, almoçamos por lá e pegamos o ônibus a noite para retornar a Istambul. Foi muito triste a despedida dos nossos amigos turcos, depois de 4 anos, foi muito bom reencontrá-los, a sensação era de que não nos víamos a poucos dias, nossa amizade só se fortificou… E agora fica o desejo que a gente possa recompensar tanta hospitalidade com uma visita deles ao Brasil.
Eles foram muito fofos e atenciosos com a gente, aliás os turcos são bem parecidos com os brasileiros, são bem carinhosos, mais calorosos mesmo. Gon and Ata, teşekkür ederim, seni seviyoruz, seni özledim. Obrigada, amamos vocês, saudades!
Momento cultural (só que não), você lembra dessa música (escute abaixo)? É turca e é basicamente um “Ai se eu te pego: smach smack)”:

 

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s