Capadócia

Continuando o diário da viagem para turquia. Textos anteriores: Istambul, Istambul- 2.Fomos para capadócia de avião, pela cia aérea low cost da Turquia: Pégasus. Que é muito boa, ainda mais comparando ao preço que pagamos (cerca de 20 euros)**. Saímos do aeroporto em Nevsehir e não fazíamos a menor ideia de como chegar na capadócia, fomos na doida, loucas, pois chegamos lá já quase 23h! Descobrimos que tinha um ônibus de graça que ia para o centro de Nevsehir e de lá podíamos pegar um outro ônibus para Capadócia, o problema é que na hora que chegamos a cidade estava deserta e não havia mais ônibus.. Acabamos pegando um táxi morrendo de medo de sermos enroladas…

O taxista foi super atencioso, ligou para o albergue para saber a localização exata e chegamos sem problemas. A primeira vista da capadócia foi inesquecível, as montanhas, as luzes, um espetáculo para os olhos. Eu e Sâmia ficamos emocionadas com tamanha beleza!
O nosso albergue não ficava em Goreme, que é a principal cidade, isso acabou atrapalhando um pouco, mas era muito bom e confortável e com preço super camarada!
Albergue: Pandora Cave Hotel (http://www.pandoracavehotel.com/)
Informações: O nome significa “Terra de belos cavalos”, mas com certeza as características mais distintivas da região são mesmo as formações geológicas únicas, resultado de fenómenos vulcânicos e da erosão, e o seu rico património histórico e cultural, nomeadamente cidades subterrâneas e inúmeras habitações e igrejas escavadas em rocha, muitas destas com admiráveis frescos. Em 1985, o Parque Nacional de Göreme, uma das áreas mais famosas da região, com 9 576 ha, foi declarada Património Mundial pela UNESCO.
 
A região tem um papel muito especial na tradição cristã. Durante os primeiros anos do cristianismo, a Capadócia foi um terreno fértil para a expansão da nova religião. Muitos dos primeiros cristãos habitavam a região, tendo as cidades subterrâneas sido usadas como refúgio durante as perseguições de que foram alvo.
 
Chegamos e já agendamos o passeio para o dia seguinte. O que eles chamam de Rota verde.  O passeio custou 120 liras, já com almoço e entradas incluídas, acho que valeu muito a pena! Existem diversas cias que fazem o mesmo roteiro, não anotei a nossa, uma pena pois o guia Erbe era muito simpático!
Começamos o dia visitando um observatório onde se pode ver toda cidade de Goreme, lindo demais!Em seguida visitamos uma das inúmeras cidades subterrâneas, depois fizemos uma caminhada pelo vale do rio Ihlara e paramos para almoçar na beira do rio, incrível! De tarde visitamos  Monastério Selime.
Roteiro detalhado em inglês:
“The first stop is at Göreme panorama, the best place to admire the beautiful fairy-chimneys below. The most magnificent landscape around Göreme has been formed from solidified lava streams, ash and tuff stone of volcanic eruptions millions of years ago. The stunning landscape of Cappadocia is the result of thousands of years of continual erosion, which has shaped the tuff deposits into the strangest pyramids and cones.
Next you visit Derinkuyu, the deepest underground city in the area, which is approximately 85 meters deep and has 16 floors, 8 of which you can see during your guided tour. It was used to hide Christians during enemy attacks in the 5th to 10th centuries. The city was built around 8th century BC, it could accommodate about 20 000 people and had all the usual amenities found in other underground complexes across Cappadocia, such as wine and oil presses, stables, cellars, storage rooms, refectories, and chapels.
Then you go to Ihlara valley, a 16 km long gorge formed in the volcanic rock in the southern part of Cappadocia, following several eruptions of Mount Erciyes. The Melendiz stream flows through the valley. What makes the valley unique is the ancient history of its inhabitants. The whole canyon is honeycombed with rock-cut underground dwellings and churches from the Byzantine period. In Ihlara valley you take a 3.5 km walk in the Melendiz river canyon and you can also visit the Ağaçaltı (under the tree) church. After the walk you have lunch in a local restaurant.
A próxima parada é em Selime, o maior mosteiro na rocha da Capadócia com uma igreja do tamanho de uma catedral. Selime  foi esculpida por monges no século 13 e além da igreja, ele também tem os quartos dos monges, uma grande cozinha e estábulos para os animais. Você também pode ver a aldeia de Yaprakhisar, que é famosa pela sua paisagem lunar semelhante a de Star Wars. “
Algumas Fotos:

No final do dia chegamos cansadas no albergue! Acho que fomos dormir umas 20h! Afinal, nosso segundo dia na Capadócia começaria bem cedo, as 04 da manhã! A excursão do balão viria nos pegar as 4:20 mas o recepcionista do albergue (ele era um amor mas mais atrapalhava do que ajudava) se enganou e só passaram lá as 5!
O passeio começou com um café da manhã bem simples, chá e pão. E de lá já fomos para o balão, não lembro o nome da cia, mas custou 120 euros, o passeio simples, existe uma outra opção com um balão menor (e menos pessoas) e mais tempo de vôo, o nosso estava bem cheio e apertado, umas 20 pessoas!
Assim que o balão começa a sair do chão e ganhar altura confesso que dá um medinho mas passa muito rápido! Ver o sol nascendo lá do alto e dezenas de balões no ar é uma sensação única, é mágico. O balão passa bem pertinho das rochas, e sobe bemmm alto… Pudemos aproveitar o passeio por uma hora, e foi o suficiente para se tornar inesquecível!

 

Na descida fazemos um brinde com champanhe e ganhamos um certificado, bem bacana!

Chegamos de volta ao albergue umas 8 da manhã, tomamos o café da manhã, dessa vez de verdade, e saímos para conhecer o museu a céu aberto. O nosso querido recepcionista, louco, disse que dava para ir a pé e nós acreditamos, chegamos em umas ruínas e achamos que era o museu. Ficamos decepcionadíssimas… Fomos para Goreme (de busão mesmo, como moradoras rs) e fomos almoçar. Eu comi um prato típico, que é um Kebab que é cozido em um pote de argila, que é quebrado ao chegar na mesa, nada demais mas valeu experimentar!

A nossa sorte é que no restaurante tinha wifi e descobrimos que tínhamos isso no museu errado! Pelo menos descobrimos a tempo, e na parte da tarde fomos ao museu certo que é liiiindo, adoramos!!!
Informação: O Museu ao Ar Livre de Goreme parece um grande complexo monástico composto de 11 mosteiros, cada um com a sua igreja. A maioria das igrejas no museu é dos séculos 10, 11 e 12. As igrejas são escavadas na rocha, com afrescos maravilhosos, cujas cores ainda mantém alguma da sua cor original. O Museu ao Ar Livre de Goreme faz parte da lista de Património Mundial da UNESCO desde 1984.

De noite embarcamos rumo a Pamukkale, tema do próximo post!
A dica de sempre, se gostou das fotos e quer ver mais, conheça minha página no face: https://www.facebook.com/pages/Bia-Molinari-Fotografia/484509681607216.
Beijos,
Bia

** Observação (dica): Eu sempre pesquiso minhas passagens olhando a sky-scanner (um decolar.com da Europa). Eles me indicaram comprar através do site Lastminute. Após finalizar minha compra percebi que tinha pagado uma taxa de 45 EUROS, pois comprei com cartão de crédito. Infelizmente, é uma pegadinha, e se você não estiver bem atento acaba caindo, pois você finaliza-se a compra na parte de baixo do site e não percebe que acima o valor foi alterado ao marcar opção cartão de crédito. Minha amiga comprou diretamente na Pégasus e pagou apenas o valor da passagem, sem taxas abusivas. Enfim, joguei fora 150 reais por falta de atenção. Por isso fica a dica para ter sempre muita atenção.

Anúncios

5 comentários

  1. Pois é, um lado meu ama caminhar, experimentar, etc., então apesar do outro lado dizer: não confie na “escala” de tempo dos locais, sempre acabo quebrando a cara! rsrs Raquel quando o balão começa a subir dá um medinho sim, mas é super estável, depois você abstrai e curte! Eu amei! 😀

    Curtir

  2. Ola…Estou com ferias para decidir se 16/novembro ou 16/dezembro e estou querendo ir na Turquia. Será que nesse período, apesar do frio, consigo pegar o céu ensolarado para o passeio de balão? ha essa possibilidade ou nesse período é somente tempo fechado? Quando foi sua viagem?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s