Fátima e Nazaré

Domingo fomos a Fátima e Nazaré de excursão. Pagamos $23,00 euros. Foi um bom negócio pois a estação de comboio de Fátima fica muito longe do santuário e de ônibus acabaria saindo mais caro, então apesar de não gostar de excursão ( e nessa viagem o desgosto ter se comprovado) foi mais em conta assim. Fomos com a Abreu, na verdade foi uma agência associada que esqueci o nome, mas compramos o pacote na agência Abreu na Aliados.
A viagem começou as 07 da manhã ( o que para mim aqui é de madrugada pois meu relógio ainda não está bem acertado já que meus amigos só começam a falar comigo 23h). Fizemos uma parada em coimbra de 15 minutinhos apenas para o pequeno almoço (café da manhã).
Ai, já começou o primeiro stress, atrasamos porque a caixa demorou três séculos p aceitar nosso pagamento e o ônibus já ia saindo sem a gente, sorte que um amigo brasileiro estava lá e prendeu o bus! Porque ser largada não é novidade para mim ( Post Perrengues)… E aí o pessoal do ônibus ficou reclamando quando a gente entrou, me estressei e passei o resto do dia estressada.
A próxima parada foi Fátima, mais exatamente o santuário de Fátima que é lindo! Vou contar a história para os que não lembram, mas com certeza já a ouviram na infância!
Nossa Senhora de Fátima (ou Nossa Senhora do Rosário de Fátima) é uma das designações atribuídas à Virgem Maria que, segundo os relatos da época e da Igreja Católica, apareceu repetidamente a três pastorinhos ( Lucia, Francisco e Jacinta), no lugar de Fátima, tendo a primeira aparição acontecido no dia 13 de Maio de 1917. Estas aparições continuaram durante seis meses seguidos, sempre no mesmo dia (exceptuando em Agosto).
 
Na hora do almoço comi outro prato bem típico: Porco a Alentejana. É diferente: Porco com frutos do mar, fiquei meio desconfiada mas foi uma boa surpresa, é super bem temperado e delicioso!
A nossa última parada foi Nazaré! Conhecida por suas lindas praias, ondas gigantes e o milagre de Nazaré, que também vou contar para vocês:
Conta a Lenda da Nazaré que ao nascer do dia 14 de setembro de 1182, D. Fuas Roupinho, caçava junto ao litoral, envolto por um denso nevoeiro, perto das suas terras, quando avistou um veado que de imediato começou a perseguir. O veado dirigiu-se para o cimo de uma falésia. D. Fuas, no meio do nevoeiro, isolou-se dos seus companheiros. Quando se deu conta de estar no topo da falésia, à beira do precipício, em perigo de morte, reconheceu o local. Estava mesmo ao lado de uma gruta onde se venerava uma imagem de Nossa Senhora com o Menino. Rogou então, em voz alta: Senhora, Valei-me!. Imediata e milagrosamente o cavalo estacou, fincando as patas no penedo rochoso suspenso sobre o vazio, o Bico do Milagre, salvando-se assim o cavaleiro e a sua montada da morte certa que adviria de uma queda de mais de cem metros.
 
 
Para subir até a igreja pegamos um “elevador” que é um funicular na verdade. A igreja é uma graça e a vista lá de cima incrível! Depois tomamos um sorvete (estava MUITO calor) e pegamos o ônibus para retornar ao Porto (cerca de 2:30 de viagem que passaram voando com a gente fofocando).
Ficou a vontade de voltar a Nazaré para passar o dia, curtir a praia e andar mais pela cidade, tivemos apenas 1:30 por lá, foi muiiiito corrido! Ainda mais com o medo de ser largada por lá rsrs O dia foi ótimo, no final fizemos amizade com os velhinhos no ônibus, os mesmos que ficaram resmungando qd a gente chegou atrasada de manhã, dizendo que brasileiro era deitão.
Bisous,
Bia
 
Anúncios

4 comentários

  1. Que bom que gostou do Meu Porto das Letras, Bia! É um blog meio às moscas (mas qual não é hoje em dia?) rsrs… mas espero ter sido útil. Ainda tenho que postar algumas informações atualizadas por lá, porque agora estou fazendo mestrado aqui em Portugal e encontrei muita informação na net que não valia mais.

    Fátima é lindo mesmo! Mas ir a pé, como os portugueses, é demais pra mim! kkk

    Qualquer coisa, é só dizer! Beijoo

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s