Diário pré-intercâmbio!

01/08

No meu primeiro intercâmbio, para Bélgica em 2009, Deus pegou minha vida, virou de cabeça para baixo e ainda deu uma sacudida para ter certeza que nada permaneceria no lugar. Minha forma de enxergar o mundo mudou completamente. A maioria para melhor, mas claro algumas coisas nem tão para melhor assim, faz parte da vida.

Aprendi muito!!! Eu filha única tive que aprender a conviver, eu que não falava meia dúzia de palavras em francês tive que me virar, descobri que o papel higiênico não aparece sozinho no banheiro e vi que cuidar de uma casa não é nada fácil, que amadurecer é difícil e que algumas decisões precisam ser tomadas.
Terminei um namoro de 5 anos, tive que reaprender a ser solteira. Morei com duas pessoas que eu nunca tinha visto e que hoje são umas das minhas melhores amigas, aprendi a ser mais flexível. Tiveram também as festinhas no apê, a acolhida calorosa da Tia Clélia, uma brasileira que se tornou nossa mãe lá, e que sem ela tudo teria sido muito mais difícil, saudades da nega maluca que só ela sabe fazer. As amizades de diferentes países, portugueses, turcos, italianos, mexicanos…
Viajei, viajei, viajei muito!!! Conheci diversas culturas, línguas e pessoas. E também conheci melhor a cultura do meu próprio país, convivendo com pessoas de diferentes estados. Aprendi a gostar de novas músicas, novos livros, novos hábitos.
Nem tudo foram flores, houveram muitos momentos de saudade extrema, carência, perrengues, falta de dinheiro, stresses diversos… A bolsa demorou para cair, só caia a bolsa se tivesse conta no banco, só abria conta em banco se tivesse casa, e como teríamos casa se não tínhamos bolsa? A busca por apt, dividir uma kit-net, a burocracia, desilusões…
Enfim, nesse texto não dá para contar tudo que vivemos, mas posso dizer que foi o ano mais incrível da minha vida. Agora estou indo para Portugal, passar quase 11 meses, onde vou fazer parte do meu mestrado. Estou super empolgada! Intercâmbio é uma coisa louca, você vive 5 anos em 1. Você vive e conhece tantas coisas em pouco tempo… Não sei o que esse novo período me reserva, mas tenho certeza que não voltarei a mesma.
Esses últimos dias minha cabeça está uma confusão, estou triste, alegre e acime de tudo: ansiosa! Mas a regra é clara, como já dizia o Arnaldo e meu amigo Vitor. É impossível se ter tudo e abrir mão de nada.
Estou dengosinha, já estou com saudades da minha mãe, pai, avós, família, amigos, posto 10, churrasco, UFRJ,…Mas ao mesmo tempo feliz e ansiosa pelas pessoas e lugares que vou conhecer.
1 mês!

04/08

Mudanças são sempre dolorosas. Digo de imóvel. Ver aquele imóvel que você viveu tantas coisas vazio é muito triste, dá um vazio interior também. Uma tristeza nostálgica como definiu bem minha amiga Tina.
Eu moro em Copacabana há 3 anos quase, e agora vou ter que sair do apartamento em que moro. Comecei a encaixotar as coisas essa semana e já sinto esse vazio. Lembrar de tudo o que vivi aqui e saber que é um capítulo da minha vida que está se encerrando. Quando eu voltar não sei onde vou morar, esse apartamento não poderá ficar me esperando, e essa incerteza acaba comigo. Sou do tipo certinha que gosta de saber o que vai ser do futuro. Não saber dá um baita medo e uma insegurança também. mas ao mesmo tempo faz parte do processo de amadurecimento, nem tudo pode ser do jeito que eu desejo. Não se pode ter tudo abrindo mão de nada…
Faltam 4 semanas (27 dias)

07/08

Hoje saiu no Diário Oficial da União que meu pedido de afastamento da UFRJ foi aprovado!!! Graças a Deus! Eu sou funcionária pública e como ainda estou em estágio probatório tive medo de perder meu emprego , mas deu tudo certo, eu vou, passo 10 meses, e volto para meu trabalho! \o/ Felizzzzz

18/08

Faltam duas semanas para viagem! Uma gripe me pegou de jeito! Fiz uma pequena viagem, acabei pegando muita friagem e não me alimentei bem, o resultado foi essa gripe… Tinha até comprado uma festa p ir ontem mas não consegui ir, to passando o fds de molho na cama, que delícia né? Sqn!
Minha casa já está uma bagunça arrumando a mudança, coisas para dar, coisas para levar… Acho que não vou conseguir levar tudo que eu quero em duas malas não.. A primeira etapa dessa mudança será na terça… Decoração, meus livros, roupas de cama e banho, entre outros…
Acho que a ficha ainda não caiu completamente, tô numa fase tranquila, menos ansiosa do que antes. Só um pouco preocupada com as milhões de coisas que tenho p resolver em tão pouco tempo: mudança, trocar dinheiro, deixar procuração, arrumar malas, despedidas, dissertação, trabalho…
E uma tristezinha de leve também, marquei uma despedida semana que vem, aliás algumas, uma com a família paterna, outra c a materna, uma com amigos de infância e outra com meus amigos de mocidade rsrs Mas a ideia de me despedir tá me deixando meio tristinha…
Pedi para que cada amigo meu levasse uma foto nossa e escrevesse algumas palavrinhas p mim atrás, assim eu faço um painel bem bonito lá em Porto e vai ser uma forma de estar com meus amigos sempre pertinho de mim. Claro que mesmo longe estarei sempre perto em mente e coração, e amizades verdadeiras sobrevivem ao tempo e a distância. #saudadescomantecedencia #contagemregressiva

19/08

Tão boa a sensação de casa arrumada:

Minha cabeça está como minha casa: uma zoninha. 
Não bastasse a tristeza de habitar nesse apartamento desse jeito, momento depressão do dia: fui comprar uma passagem, preço: 22 euros. Ok, lindo! Apertei pagar, só depois que já tinha apertado o botão vi que eles sobretaxaram minha viagem em QUARENTA E CINCO EUROS pelo uso do cartão de crédito brasileiro, que ódio! Não comprem na lastminute.com enganadora, ou fiquem muiiiiiiiito atentos! Errando e aprendendo…
26/08
Malinha tomando forma… Dessa vez estou levando a bandeira do Brasil para enfeitar a sala, e apoiar meu país nas manifestações (dica do amigo Pedro) e na Copa do Mundo já que não estarei aqui para acompanhar de perto.
Essa semana recebi a triste notícia que o a pré-reserva que tínhamos feito não valerá mais! Eu iria em um vôo direto Rio-Porto de Tap. Só que a passagem acabou ficando muito cara e eles tiveram que nos realocar… Provavelmente ireo de Iberia com escala em Madrid, e dois dias depois do planejado :/
Mas o stress maior foi que antes desta passagem, eles tinham proposto uma que tinha que trocar de aeroporto em São Paulo, uma escala de 10h, com franquia de babagem de 23kg até SP, e ainda por cima saindo de madrugada do Galeão, nossa um vôo horrível! Mas trocaram por este com apenas uma escala, dos males o menor…
Este fim de semana foi de despedidas… Churrascaria com a família materna sábado, pizza a noite com um grupo de amigos, domingo de praia, samba e feijoada com os amigos. Foi um fds perfeito! Já estou com saudades…

28/08

Yey! Minha passagem acabou de chegar!! Apesar de não ser a que eu queria… eu tenho passagem! Minha família e amiguinhos não vão mais fazer bullying comigo dizendo que eu não ia viajar mais rsrs
Fiquei chateada que as outras meninas conseguiram ir de tap, só eu e a Mariam, que também sai do Rio teremos que ir de Iberia e entrar por Madrid :/ Mas enfim como já disse antes, dos males o menor… Agora já está tudo bem encaminhado. Viajo dia 03 na parte da noite e chego dia 04 em Portugal!
Esse final de semana ainda terei algumas despedidas, e a ficha vai caindo…
Muita gente me pergunta se eu já tenho apartamento lá, se eu vou morar só. Não sei se já falei no texto antes então vou repetir. Estão indo três brasileiras além de mim, a Fernanda, a Jéssica e a Mariam. A Mariam eu conheço pessoalmente, ela é daqui da UFRJ e as outras meninas eu conheço pelo face. A gente se deu muito bem online, acho que somos bem parecidas e acho que tem tudo para sermos boas amigas offline também, já estamos combinando farrinhas e viagens!
A Fernanda decidiu morar em alojamento, e eu, Jeh e Mari estamos procurando apartamento triplo. Eu faço questão de ter um apt. e não morar em alojamento, pois acho que assim terei um lar. Eu moro sozinha em copacabana e me sinto muito só, mal ou bem aqui pelo menos sempre tenho compromisso com amigos e família, lá acho que ia acabar ficando mais sozinha. Gosto da ideia de ter um apartamento com sala para ver tv a noite, cozinha para preparar um bacalhau nos finais de semana… Mas desta vez não abro mão de ter um quarto só meu, para ter meu cantinho e um pouco de privacidade.
Já achamos alguns bons apartamentos por preços bacanas (os valores variam de $450 a $900, o apt inteiro). Mas não queremos alugar nada sem ver pessoalmente então por enquanto temos uma listinha de apartamentos para visitar quando chegarmos. Tenho fé que vamos encontrar logo um apt. que seja a nossa cara! 😀

01/09

Meu amigo Pedro hoje tava me perturbando preu chorar. Até agora estava bem firme e forte, não parei p pensar que eu ia demorar a ver meus amigos, tentava acreditar que ia vê-los daqui a uma semana…

Mas esse fim de semana foi demais, aliás essas últimas semanas. São tantos amigos tão queridos, sério eu tenho os melhores amigos do mundo, amo todos!! Tenho amigo baladeiro, amigo forrozeiro, amigo pé de chinelo, amigo rico, amigo solteiro, amigo casado, amigo com filho…eita variedade! E com isso fiz várias despedidas, quase uma por dia e mais de uma vez, teve amigo que me despedi três vezes já, uns já deram até xô Bia vai logo kkk

Bom hoje acabei chorando, e muito! E choro é igual banheiro de cerveja em festa, começou, já era! Já tô vendo…

Amanhã e terça tenho milhões de coisitas p resolver, vou ver se com a cabeça ocupada não penso tanto nas coisas tristes.. Não que eu esteja triste, veja bem, estou super empolgada e ansiosa com a viagem. Mas intercâmbio é uma coisa muito louca, pq minha vida é aqui, e de certa forma parece que vou parar minha vida por um ano sabe, que minha vida vai ficar em suspensão. Vou viver 10 anos lá mas nenhum aqui, meio doido… A vida de todo mundo vai seguir e eu vou estar longe snif snif Como disse um amigo: to indo pq quis né? Se não aguenta não desce pro play! rsrs

02/09

Ai a pessoa liga para cia telefônica para colocar o telefone no pré-pago só para não perder a linha enquanto viaja. A atendente diz: a TIM vai entrar em contato em 5 dias para efetuar seu pedido. Mas peraí daqui a 5 dias eu vou estar do outro lado do continente e eu não vou pagar um roamming absurdo! Infelizmente senhora essa é a única forma que trabalhamos.  Pedi para ao menos colocar que era uma urgência, se eles não ligarem até amanhã vou ligar de novo e pedir para entrarem em contato com um número fixo daqui a cinco dias, ou sei lá… Por que as coisas que deveriam ser fáceis nunca o são?

Para piorar está tendo uma obra no andar de cima e eu estou a beira da loucura com esse barulho!



Anúncios

2 comentários

  1. Aaaaaah no celular so consigo comentar aqui!!! Amora li tudinho!! To mto empolgada junto com vc e com saudadr tbm! Estaremos te esperando e eu nao posso falar mto pq to indo p ttabalho e ja vieram lagrimas aos meus olhps e nao posso borrar a maquiagem pq nao trpuxe retoque kkkkkk

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s